19 novembro 2020

Salvando a tela (de boot) do osciloscopio

 Ola pessoal!

Encurtando uma longa historia, eu troquei de osciloscopio. vendi o antigo, botei uma merreca, comprei um novo. 


Bacana, ne? Fica mais bacana ainda com essa tela de boot bacana, essa paisagem, etc. 

Como essa tela é do tempo que a Keysight se chamava Agilent (e que ante se chamava HP, etc) a tela de boot e todos os logos do scope sao mudados quando voce faz o upgrade do firmware. Ai fica essa jaca feia aqui ó: 

Eca. 

Como eu sou chato, teimoso e mala, fui procurar e descobri que QUALQUER COISA que voce colocar como splashscreen.jpg que tenha 800 pontos de largura, 480 pontos de altura, é colocada como tela de boot do scope. Basta carrega-la como qualquer outro arquivo no file explorer do osciloscopio. 

E nao existe essa "primeira" tela nos firmwares de upgrade. Ela so tinha nos primeiros scopes, "virgens", primeiro firmware. 

Por acaso a pessoa que me vendeu esse scope (ela tinha 5. E antes que me perguntem, com procedencia, nota fiscal, etc) me ligou pra pedir que eu a ajudasse com um assunto, e eu fui la. Ainda tinha um scope e eu sabia que a tela estava no arquivo \secure\infiniivision\splashImage.bin. Molinho. So copiar. 

So que nao. 

O arquivo nao era mais um JPG/PNG. Era alguma coisa que eu nao sabia o que era. De qualquer forma, trouxe pra casa e comecei a futucar. Consegui extrair a imagem preto-e-branco da tela


Mas cade as cores? Nao sei. Quem veio ajudar foi o Lisias, que me lembrou que isso ai provavelmente era um arquivo "planar", onde voce tinha 3 imagens nao-comprimidas. Cada imagem eram os componentes R, G e B da imagem final. Voce junta as 3 e no final tem RGB. Ideia fantastica =D

Entao, rodei o Hex Workshop e fui examinar o arquivo. Realmente, 32 bytes de cabeçalho e mais 3x "uma tela" que era o R, G e B da imagem final. 

Como juntar? Conhecam o INCRIVEL programa I M A G E J

Com esse programa, consegui carregar as 3 imagens e junta-las

Hmmm...tem algo de errado, nao tem? 

Prestencao...R e B tao invertidos. Entao a imagem nao e armazenada como R G B e sim como B R G

Mexe pra la, troca pra ca, e no final...

Pronto, imagem correta no osciloscopio =) 

O legal é que com essa funcao, da pra por a tela de boot que quiser. Inclusive do MSX =D 


Ate a proxima, pessoal! =)

3 comentários:

Alisson Teles Cavalcanti disse...

Nem preciso dizer que a tela mais legal é a do MSX... Hehehe

Unknown disse...

Comprei uma unidade desse mesmo vendedor ano passado. Lembrando que dá pra voce liberar todos os opcionais dele e deixá-lo com 200mhz.

Alexandre Souza - PU2SEX disse...

Eu sei, quem fez a liberacao fui eu =)