12 abril 2022

Aproveite o seu dia, aproveite o que tem! (Joystick Gravis + adaptador de joy de PC para Apple II)

Ola pessoal, Tabajara na area =D 

La pros meus 15, 16 anos, o "Quente" em materia de joysticks para PC, era o tal do Gravis


 Eu nao entendia bem qual era a "graça" desse joystick. Nao me parecia muito ergonomico e pra te ser sincero, achei bem feioso. E era caro. MUITO caro. Coisa de 200 dolares (aqui). Entao eu fiquei bem longe desse joystick ate começar a ganhar um pouco mais de dinheiro e importar um dos USA com a caixa. Ate ha pouco tempo eu tinha a nota dele guardado, foi coisa de 70 dolares

Ao pega-lo na mao, eu entendi o por que da sua fama. Era gostoso. Eu disse GOSTOSO. Imagina um troço que é confortavel de usar. Nao e a toa que era tao famoso...E eu inclusive quando comprei, trouxe junto uma placa especifica da gravis de joystick. 


 O porque do controle com o botao giratorio? Longa historia...mas o joystick do PC foi projetado pra funcionar em um micro de 6MHz. Quando voce tinha um pentium de 233MHz o joystick ficava malucao, esse controle mudava a constante de tempo do circuito pra estabilizar o movimento do joystick. Só placa xique tinha isso =) 

Ate hoje existe o "culto" aos joysticks Gravis.  Eu confesso, ainda gosto muito dele. Engraçado que ele tem varios "modelos", incluindo modelos digitais (interruptores ao inves de potenciometro)! 


 Tem tambem um modelo pra MAC, que é completamente branco. E um outro pra Mega Drive...Ate modelo transparente!

 


Ok, essa foi a introdução. O assunto é que apareceu aqui em casa um cliente, com um Gravis - Pasme - Para Apple II! Inclusive com os dois conectores normalmente encontrados em joysticks de Apple II...O DIP16 e o DB9 Macho. E obvio, como bom invejoso, eu fiquei babando =D 

Ai eu lembrei que eu tinha comprado um Gravis pra PC em algum lugar do passado, e ainda nao tinha sequer revisado, tava com aquela sujeira basica de coisa guardada...e era pra PC e nao pra Apple II

Como eu fabrico uma plaquinha que adapta o joystick do PC para o Apple II, eu dei aquela limpada no Joystick e...


 Agora eu tambem tenho um Gravis para Apple II =D Funciona redondinho! =D 

Ate a proxima, pessoal =) 

Um comentário:

Virbickas disse...

Eu ainda tenho que imprimir um desses pra mim.....