04 junho 2005

Daslú de rol* é c*!

Ou: Enquanto houver otario no mundo, vagabundo esperto bate palminha. Klatsche in die hande!

Eu estava lendo esta reportagem, sobre o roubo do caminhao da Daslu. Que fique bem claro, eu nao tenho absolutamente nada contra a Daslu. Eles compram produtos, vendem produtos, embolsam um pusta lucro, pagam impostos...ou seja, é uma empresa como qualquer outra, que merece o meu digno respeito.

O que me deixa profundamente irritado, pra nao dizer preocupado, é a quantidade de otarios que tem nesse pais.

Listinha de preços Daslú:
  • Vestido de passarela = R$ 15.000
  • Bolsa = R$ 3.000
  • Calça Jeans = R$ 3.000
Ei, perai, tem algo de errado nessa equação!!!
Eu me lembro que quando eu tinha meus 13, 14 anos, tava na moda "roupa de marca". Eram marcas como Pier, Redley, Company, Cristal Grafitti e outras. Eu me lembro que ficava babando em frente a loja da Pier, e tanto babei que um dia minha mae comprou uma camisa pra mim por um preço absurdo. Dava pra comprar umas 4 ou 5 camisas "genericas". Mas a camisa era "A" camisa. A estampa era lindissima e de qualidade. A malha...sem exagero, se nao foi a melhor que ja vi até hoje, era a segunda melhor. Essa camisa durou bem seus 7 pra 8 anos, a estampa ja um pouco gasta, mas a malha sempre firme. Eu adorava essa camisa, era muito confortavel.

Agora, alguem gastar TRES MIL REAIS numa calça jeans que custa 20 ou 30 mangos aqui na Gloria? Ta de palhaçada com a minha cara, né?

Nao é a Daslu. É quem frequenta a Daslu. Perdeu-se a referencia do razoavel, graças a uma conta bancaria estratosferica! Comprar uma bolsa de 3 mil reais é diferente de comprar uma ferrari de um milhao de reais. Quando voce compra uma Ferrari, voce está comprando um carro de carroceria de aluminio e fibra de carbono (que custa muito caro), está comprando um motor de DOZE cilindros de aluminio (que custa MUITO caro), um sistema computadorizado de freio, injeção e tração que te salva a pele muitas vezes (e que nao custa barato). Voce está comprando um simbolo de status e sucesso, mas que te gratifica pessoalmente a cada momento. É algo que TEM RAZAO de custar essa fortuna.

Agora pelo amor de Deus, me expliquem: O que tem uma calça jeans ou uma bolsa para custar tres mil reais? Tecnologia? Valor agregado? Componentes derivados da NASA ou das corridas de F1?

A Daslu nao está errada. Enquanto tiver otarios pra pagar os altissimos preços deles, eles batem palmas. Eu bateria tambem. Mas pensem só, onde está a logica de pagar QUINZE MIL REAIS por um vestido? Cara, com QUINZE MIL REAIS voce consegue:
  • Alugar uma casinha pequena de R$ 300 reais/mes por um mes (R$ 300)
  • Pagar uma costureira durante um mes ao absurdo salario de 3000 reais (R$ 3000)
  • Comprar uma overlock, maquina de costura industrial, recortadeira de tecidos, etc (R$ 3000)
  • Comprar uns rolos de seda, a mais ou menos uns 5 reais o metro (R$ 1000 de pano, só pra ficar legal)
  • Pagar o almoço da sua costureira todo dia no melhor restaurante. O Jantar tambem. (R$ 50/dia * 30 = R$ 1500)
  • Registrar uma empresa e uma marca, por exemplo, DasLouca (R$ 1200)
  • Pagar um peao pra administrar isso tudo (R$ 1500)
  • Pagar uma ajudante pra costureira (R$ 1500)
  • Doar 2 mil reais pra uma obra de caridade qualquer e ser "chique" (R$ 2000)
E dessa brincadeira ai, vai sair uns 100 ou 200 vestidos, iguaiszinhos os da Daslu. Se nao melhores, porque afinal sao feitos sob medida pro seu corpo. Note que eu peguei PESADO nos valores. Costureira nao ganha 3000 reais, muito menos ajudante e supervisor ganham 1500. Mas eu exagerei BASTANTE no preço pra voce ter uma ideia da INSANIDADE que é comprar um vestidinho por miseros quinze mil reais. Eu nao vou nem citar o fato que o meu carrao esporte custou metade disso, porque eu sei que eu sou um duro mesmo. Mas pensem: ONDE ESTÁ A RAZÃO???

Eu sou um cara irritado. Mas norteio a minha vida pela razao. Eu nao perco a razao por estar irritado.

Um comentário:

Darkwing disse...

Pow véio!!

15 mil? Baratim :)

hehhe