20 maio 2015

Uma fonte pro Apple IIGS

Eu tenho um Apple IIGS completao: Monitor original, teclado e mouse original - coisa dificil de se ver hoje em dia. Dois drives de 800K 3 1/2 e um drive de 5 1/4 (ainda quero mais um drive de 5 1/4). Tudo original. Placa de memoria de 4 megas e, em breve, uma CFFA. Micrao. Xeu ver se tem uma foto dele completo, perai :D


Entao...A fonte original dele pifou. Era uma Vulcan da Applied Engineering. Troquei o "miolo" por uma fonte de PC, e um amigo ofereceu uma grana boa pela Vulcan. Eu vendi e fiquei sem fonte. E sem GS. Ate que essa semana, me deu um "cinco minuto" e eu resolvi o problema de uma vez. 


Peguei uma fonte de +5 e +12, de um HD SCSI externo, e coloquei no lugar. A plaquinha com os leds mostra que as tensoes estao presentes, e faz um macetinho...


Como o GS usa -5 e -12, eu puxei um fio do AC de alta frequencia do transformador da fonte, retifiquei (com o diodo rapido correto) e pendurei um 7905 e 7912, para gerar respectivamente o -5 e -12 que o GS precisa.


Fixei a fonte com a propria placa de metal dela na lateral do GS usando fita dupla-face daquela siliconada. O dia que arrumar uma fonte original, é só puxar com umas 3 gotas de benzina que sai e nao fica vestigio.


A unica coisa que me desagradou profundamente foi ter que furar a caixa do GS para prender a tomada AC. De qualquer forma, é melhor dois furos bem feitos que nao usar GS.


Fale a verdade...ate que nao ficou tao feio! :)


E finalmente, GS de volta a ativa :)