21 maio 2020

TK83 - Em "perfeito funcionamento"

UPDATE:
O vendedor NAO RECEBEU notificacoes do ML das minhas mensagens
Quando, por acidente, foi arguido acerca desse micro, IMEDIATAMENTE se ofereceu pra devolver o dinheiro do micro ou oferecer uma compensação. Problema resolvido =)  

Pois é gente...acontece.

Estava eu em casa um dia quando apareceu por preço convidativo, o micro que faltava. Um TK83 =)


Faz tempo que nao vejo um TK83 pra vender. Esse era de um colecionador tradicional la do sul, estava em bom estado, só com a caixa bem danificada


A caixa ta feia, mas ta 'passavel'. É o famoso "melhor do que nada". Sabendo das condições, e de que o micro estava em "perfeito funcionamento", comprei-o-o.

Ok. Comprei. Nao podia gastar esse dinheiro, mas tinha um MSX aqui que eu nao queria ficar com ele e cobria o preço. Entao fiz a famosa "manobra Tabajara". Vendi um e comprei outro. E todo mundo ficou feliz.

Demorou pacas pra enviar, mas ok...enviou, chegou. Abri a embalagem, tava bem embalado...Abri com cuidado, papel, caixa de papelao, plastico bolha e...

MOLHADO!?

Examinei a caixa com muito detalhe. A caixa externa de papelao e o papel da embalagem nao estavam molhados. A "capa" do TK83 estava completamente molhada. Tirei a capa com MUITO CUIDADO e ela tava desmanchando na minha mao. O resultado?

                                ESTAVA COBERTA DE MOFO POR DENTRO!!!



Nao. Nao foi isso que eu comprei.

Nao esperava receber um micro  molhado. Nao tem como dizer que molhou pelo caminho. Nao tem como dizer que aconteceu algo no transporte. Nao tinha nada disso no anuncio do ML. Foi enviado MOLHADO e o vendedor NAO AVISOU NADA. Resultado? Nao apenas chegou molhado como a caixa desmanchou na minha mao.

Ai vem o parenteses:
Eu comprei esse computador POR CAUSA DESSA CAPA. TK83 loose voce compra pela metade do preço. O isopor do TK83 estava SIMPLESMENTE HORRIVEL, mas dava pra lavar. Eu lavei com muito cuidado e ficou novinho. Eu tinha conhecimento do estado do isopor e concordei com isso para compra-lo. O problema é a capa. Ë o unico item do micro que eu nao posso reproduzir decentemente ou recuperar de forma alguma. 

Eu deveria ter devolvido esse micro. É MUITO DESAFORO receber um micro com a caixa nesse estado sem avisar. O pior, reclamei com o vendedor no ML e sequer recebi uma resposta.

Ok, vamos ver o que da pra fazer.

PARTE 1: CAIXA

A caixa estava TAO danificada, que uma parte dela praticamente nao tinha mais papel, o papel deteriorou a um ponto que se assoprasse, as fibras do papel saiam voando. Entao coloquei no sol pra secar

Com a caixa seca, colei-a com cola PVA (a famosa cola branca) em uma cartolina


 Mais uma vez, coloquei a caixa pra secar a cola no sol


O resultado foi "razoavel", infelizmente nem tudo grudou como deveria, e nem tinha como fazer grudar melhor


Recortei, ficou "parecido com a caixa original. Infelizmente, nao tem como recuperar melhor que isso

Laminei a caixa com contact, e o resultado ficou "passavel".


Ok. Ficou um lixo. Mas e melhor que nao ter. Ja gastei o dinheiro mesmo...



Melhor que nada.


PARTE 2: ISOPOR


Horrivel, nao é? Mas estava previsto. Essa ai foi ate a parte mais facil. Tirei o durex ressecado com muuuuuuuuuito cuidado, e lavei e esfreguei o resto. O resultado foi bom.


Nao tem muito o que falar do isopor. Lavei com veja, detergente e agua sanitaria. Ficou razoavelmente branquinho. Alguns lugares o grude do durex nao saia, esfreguei com esponja scotch-brite e saiu. Ainda bem

PARTE 3 - O COMPUTADOR

Aqui a porca torceu o rabo.

O computador pra mim era o menor problema. Qualquer defeito em um TK83 que nao seja o gabinete quebrado, eu posso consertar. Ja publiquei aqui a troca do teclado do TK83 pelo teclado vendido na sellmyretro, que é igualzinho.

E obvio, a cereja do bolo: Computador e expansao de RAM vieram com defeito

Vamos relembrar:


Eu PAGUEI por isso. E nao recebi. Comecei testando o TK83. Tela cinza. Depois testei a expansao de ram em outro ZX81, obviamente com defeito.

Abri o micro e fui ver o problema. Claro, aqueeeeeeeeeele show de horrores de um micro que ficou guardado em um lugar humido/molhado



Um monte de integrados com os pinos completamente enferrujados. No final das contas? 11 integrados com defeito. Nao, nao sao 2 em algarismos romanos. Nem 3 em binario

ONZE INTEGRADOS COM DEFEITO


Z80, RAM e mais 9 integrados TTL, E um capacitor.

De noooovooo:


Mas ok, ficou funcionando, redondinho.



Cada retangulo vermelho foi um chip substituido.

ISSO PRA NAO FALAR DO TECLADO

Claro, TK83, defeito obvio, classico, fundamental e que acontece em todos. O teclado estava com as fitas de contato tao danificadas, que foi UM PARTO pra conseguir cortar, reconectar, colocar os calços e fazer funcionar.

Mas ok, eu fiz funcionar, ficou redondo.

RESUMO DA DESGRAÇA: 
  • A caixa que estava apenas desgastada (e era reparavel), estava molhada. MOFADA. E o vendedor nao falou nada. 
  • O isopor eu sabia que estava sujo, tudo bem
  • o micro que estava funcionando, perfeito...so troquei 11 integrados - E ainda nao consertei a expansao de ram, que deve ter mais uma penca de integrados defeituosos. 
EU NAO PAGUEI POR SUCATA. 

E o vendedor, contactado no Mercado livre, simplesmente ignorou minhas mensagens.

Caro (vendedor), um bom dia
Meu caro, voce TESTOU esse micro antes de enviar?
Recebi o computador no sabado, estava com um pessoal aqui em casa scaneando uns livros, parei o que estava fazendo e fui ver o pacote. Abri com todo o cuidado e ao abrir ja tomei um susto - a "capa" do computador, estava MOLHADA. Com todo o cuidado puxei a capa e verifiquei que a parte interna estava COBERTA DE MOFO E UMIDA. Voce viu isso antes de enviar? Nao era agua proveniente da embalagem, estava umido ao embalar, nao havia nenhuma gota de agua por fora da embalagem, eu inclusive fotografei a embalagem pra ter certeza que eu nao me enganei

Ok, tirei o micro da embalagem, testei a fonte (estava em 220, passei pra 110), deu a tensao correta. Nao veio o cabo original de video, mas eu tinha outro aqui. Liguei no monitor LCD. Nada de imagem. Liguei no TV, nada de imagem. O micro nao funciona.

Como voce sabe, eu conserto computadores antigos. Primeiramente coloquei o "key" que faltava na expansao de 16K e testei no meu Timex Sinclair 1000. A expansao TAMBEM nao funciona.

Abri o TK, pra ver o que havia. Varios dos integrados estavam com as pernas bem enferrujadas. Fui ver qual o problema do computador, foi só um capacitor e 11 circuitos integrados. Sim, 11 integrados defeituosos. Alguns o problema parecia ser que a ferrugem comeu os pinos dos integrados na juncao com o involucro. De qualquer forma, o TK eu consertei. A expansao de memoria eu ainda preciso abrir, mas ja sei que as 8 4116 queimaram. Provavelmente alguem ligou essa expansao sem o "key" que alinha os conectores da expansao e do computador, e com isso queimou a expansao ou ate mesmo os dois.

Resumo:
- No anuncio mostrava que a caixa estava ruim, mas recuperavel. Com a quantidade de mofo e umidade, nao tenho como recuperar a caixa. Eu fiz o possivel pra seca-la mas por causa do mofo ela esta literalmente desmanchando ao encostar.
- O micro foi anunciado como perfeitamente funcional, e nao funciona. Tenho fotos de todas as etapas do reparo, e os integrados retirados.

Nao me agrada a ideia de pagar xxx reais em um computador que eu gastei 6 horas pra consertar, e o MAIS IMPORTANTE dessa compra que era a unica coisa que eu nao consigo reproduzir - a capa do micro - infelizmente ela está irreparavel. Eu comprei esse micro basicamente por causa da capa e do isopor.

Eu nao gostaria de devolver o micro. Mas podemos renegociar esse valor? Eu sei que isso e chato pra caramba e peço que me perdoe, mas nao pagaria xxx reais em um computador que eu passei uma madrugada reparando, e que - INFELIZMENTE - nao vou poder aproveitar a capa.

Obrigado pela atencao e se precisar envio as fotos que tirei
Um bom dia,
Alexandre

Poise. Agora é entubar o prejuizo. Pelo menos deu pra fazer uma gambiarra danada, e a caixa ficar "feia". Mas olha...Me senti enganado.

E isso ai pessoal, ate a proxima!

17 comentários:

Paulo disse...

Sei que vc já arrumou e pode espernear, mas se o cara não devolver uma parte da grana eu desmontaria o que foi feito e devolveria os CI's desmontados. A caixa fica de brinde.

O espernear é de boas, eu espernearia, xingaria muito.

Marcelo disse...

Você podia ter devolvido, o mercado livre te dá essa opção...

Rodrigo disse...

ou ele foi um FP ou ele te entregou o micro errado... porque vc não devolveu...o ml ferra o vendedor mas defende o comprador...

Rodrigo disse...

fiquei surpreso de um cara como vc ser enganado no ml...

Formigão disse...

Pelo menos você sabe consertar e nós meros mortais? Ludibriados pela malícia enganadora do bel prazer de simplesmente fazer o mal as pessoas tirar vantagem sempre em tudo na vida.

Unknown disse...

Muito bacana a sua estória e o seu dilema pra recuperar esse micro. Me diverti bastante lendo. Parabéns!

Ike disse...

Pessoal, fui eu quem vendeu. Lamento o ocorrido. Já conversei com o Alexandre e ressarci ele. A caixa realmente estava muito ruim, mas o anúncio deixa isso claro. Quando comprei o micro, a caixa estava perfeita e o equipamento tb. Acondicionei ela, mas ela não resistiu ao tempo e as condições que foi exposta.
Peço desculpas, publicamente ao Alexandre e a todos que estiveram envolvidos direta ou indiretamente.
Abs.,
Gustavo.

micros8bits disse...

Tk83 e raro, esteja no estado que tiver

micros8bits disse...

Ola Alexandre, tudo bem ? tenho um radio scanner regency mx7000, ele e um scanner americano bastante raro, que captura de 25mhz a 1300mhz qualquer sinal analogico, porem fiz a troca do teclado dele que era tipo tk83 e adaptei botoes push, durante este processo fiz a mulisse de derrubar o lcd, ai caiu e quebrou, ou seja o radio funciona perfeito, mas nao tem como eu visualizar informacoes como a frequencia que ele esta , memoria e funcoes,,, voce teria interesse em adaptar um display neste radio pra mim para que eu pudesse pelo menos ver a frequencia ? tenho o esquema do radio, o datasheet do controlador de lcd e o manual do radio. tentei entrar em contato com seu email escrito aqui no blog, mas me retornou erro. caso tenha disponibilidade e interesse aguardo seu contato. abraco.

Lobo disse...

Também sou interessado em ter tudo em ordem, caixa, manual, acessórios, etc... No caso da caixa vc poderia após a colagem em cartolina ter levado a uma xerox daquelas que copiam em folha grande, e com uma nova cópia aí sim colar em um papel cartão e fazer a embalagem. Fitas adesivas, colas, etc saem com removedor, algumas gotas e poucos segundos depois o grude desprende... Parabéns pela aquisição 👍

Dagnone disse...

Tá que nem o mau caráter de quem peguei o GT... FULL SET. E ainda um cara perguntou: "o que é 'full set'? Significa que vem manuais, discos, etc.", e ele respondeu: "sim, É ISSO MESMO!". Tá foda esse ML...

Dagnone disse...

Ah, isso sem falar aquilo que você já sabia: não funcionava nem a saída de vídeo composto nem a porta 2 do joystick. E nada disso foi falado no anúncio. Só não devolvi o micro porque ele tava (e está) esteticamente excelente.

opala4cc disse...

Caraca! Você trocou até o processador do TK-83?!? Eu sabia que estes CIs SN74 e etc... estragam só de olhar pra eles, mas o processador... Pela madrugada! Pelo jeito, vou ter que me preparar para a possibilidade de ter de trocar o processador do meu tk-83!

Mengue disse...

Ola Pessoal,
Alguem teria um TK-83 mesmo sem funcionar para vender?

Éric disse...

Boa noite, quanto vale esse equipamento, faltando apenas a caixa original?

Stuntwalter disse...

Eu tenho um em excelente estado, inclusive a caixa, porém faz mais de 20 anos q não eh ligado

Stuntwalter disse...

Possuo um tk-83, se alguém interessar eu vendo