22 fevereiro 2021

O Gerador de barras rotativas (Philips PM5515, interferencia tipo "veneziana" na tela)

Ola pessoal, Tabajara na area, e hoje é dia de TVKX


 Mas antes hoje, uma palavra dos nossos patrocinadores 

Nah, o Luiz nao é "patrocinador" do site. Mas em homenagem ao amigo, fica a propaganda =) Vale a pena conhecer os preços da LCV, equipamentos de boa qualidade e um preço razoavel.

Eu tinha comprado esses dias um gerador de barras da Elektor, ou algo assim


O gerador é ate bomzinho, e tava funcionando. Só que é PAL-M, e hoje em dia PAL-M so em tv muito velha. Eu queria um gerador NTSC, lembrei que o pai do James tinha um desses em 1900eeueraPX, com uma chavinha de cada lado pra alternar entre NTSC, PAL-M e N-Linha. gastei um tempao tentando converter e, com muito esforco, apos o James me mandar trocentas fotos do aparelho do pai dele por dentro, eu consegui converter. 

Mas antes de eu conseguir converter (gambiarra e podremente) o Elektor, tem um parenteses

Estava eu na LCV, conversando com o Luiz e contando o causo, quando ele falou "po, eu tenho um monte de geradores desses NTSC no deposito, te consigo um". Ok, tempo passou, ele mandou ir la buscar. Qual a minha surpresa, um foderostatico PM5515 da Philips


Pq foderostatico? Ora, olha a quantidade de funcoes, fora o gerador de RF, e ele gera TODOS os padroes PAL e NTSC selecionados por uma chave rotativa de 8 posicoes atras dele. Um equipamento incrivel que, inclusive, é modular!


Legal o equipo, ne? Mas calma que melhora (ou piora)

Quando eu peguei o primeiro (!) equipamento, liguei ele no monitor e fui apreciar as varias funcoes dele, mas notei um ruido "veneziana" chatinho pra caramba

Da pra voces verem umas barras "fantasmas" diagonais passando da direita pra esquerda no video? Poise, esse era o problema. 

Claro, ruido o que voce pensa, "capacitores". Troquei quase todos os capacitores do PRIMEIRO aparelho, e nada. A imagem nao melhorou.


Claro que testei os capacitores, a grande maioria estava com perdas MONSTRUOSAS de capacitancia. O gorducho ai de cima tem 10000µF, mas so tinha na realidade 68µF :( 

Entonce, esse PRIMEIRO aparelho, nao tinha a placa de saida RGB, que pra quem trabalha com micros antigos como eu...Quebra um galho danado. Ai o Luiz arruma um SEGUNDO gerador, ja com a placa instalada e eu trago pra casa, pra dos dois fazer um. 

O outro tudo era mais novo, entao so transferi as tampas que eu ja tinha limpado e polido, pro gerador novo. E - com o mesmo defeito - tomes-lhes de trocar-lhes todos os capacitores-lhes de novos-lhes. 

PQP. MAIS DE 40 CAPACITORES!!!!!!!!!!!!!!

Ok, pra encurtar uma longa historia, caps trocados e...advinha? MESMO DEFEITO. 

Bem, comecei a trocar ideia com alguns gigantes do assunto, e nada da gente achar o problema. Muitos screenshots de osciloscopio pra la e pra ca, e nada de descobrirmos com certeza o problema. 


Sabe aquele momento que voce pensa..."poxa, deu trabalho pra conseguir, mas eu tenho ferramenta de gente grande =D"

Entao, desanimado, conversando sobre video, me veio um papo fudeba na mente. 

O MSX tem o seu clock gerado pelo processador de video. Cristal no VDP, dali sai o clock do Z80 e o clock pro encoder de video. Voce pode modificar o encoder de video, mas se nao usar o clock do VDP (usar por exemplo um cristal direto no encoder) acontece o efeito "Dot Crawl" que é uma veneziana que fica rodando no fundo das letras, com velocidade ajustavel pelo trimmer do cristal...

E P A 

Como o meu gerador ja tava fechado, peguei o outro que ainda estava aberto e fui mexer no trimpot do master clock generator de NTSC...

"parou"

A INTERFERENCIA SUMIU!!!

Como voce tem basicamente 2 clocks independentes dentro do gerador - O "master clock" e o "clock do gerador de video" porque ele tem uma placa que pega o video que gera e "codifica" pro padrao de video que voce escolheu na chave de modo...Voce tem que sincronizar os dois. Senao dá..."Dot Crawl" =)

E com isso eu resolvi o problema


Entao ja sabem. Philips PM5515 com efeito veneziana no fundo, regule o trimmer mais proximo da frente do aparelho, que é o trimmer de NTSC

Ate a proxima, pessoal! =D 

E Luiz, obrigado pelo gerador =)

2 comentários:

Danjovic disse...

Show de bola!! Parabéns pelo reparo e obrigado por compartilhar.

E. Kadoya disse...

Geradores desse tipo são um sonho de consumo pra tecnicos como nós. Vi de perto e babei! Parabens :)