23 fevereiro 2021

Oi, eu sou o HP34401A e essa é minha historia =D (reparo e "restauração" do multimetro HP 34401A)

 Oi Gente! O papai tabajara hoje me deixou "subir no banquinho" pra contar minha historia. Ele gosta de contar historias, e achou que ia ser legal que eu contasse a minha

Prazer, eu sou o multimetro HP34401A


 Meu nome é meio complicado, voces podem me dar o apelido que quiser. Eu nao ligo muito pra essa coisa de nome e apelido, eu sei que HP34401A é meio longo, entao...Podem me chamar do que quiser. Eu nao me importo =)

Eu tenho uma longa historia de medidas precisas e reparos incriveis. Acho que vai ser legal voces saberem da minha historia

Eu nao lembro bem a data que eu nasci. Eu sei que eu sai de uma linha bacanerrima de producao nos USA e vim pra ca pro BR. Quando abriram minha caixa, la estava eu em um belo lab, todo mundo de jaleco branco...Me colocaram na bancada, e eu me senti muito importante. É legal fazer parte de algo grande!

Eu fui bastante usado. Nao posso contar detalhes da minha historia porque...voces sabem, né? Aqueles lances de NDA...Mas basta saber que, sendo um multimetro de primeira, fui utilizado em um laboratorio top, com outros "parentes" da HP, que depois virou agilent, que depois virou keysight, e sabe-se la o que vai se chamar semana que vem. Eu gosto da minha "origem" HP. Eu ostento aquele simbolozinho ali no canto superior esquerdo com muita honra, porque eu sei que meus "parentes" sao instrumentos de alta qualidade e precisao. HP é HP. Sem ser preconceituoso, apenas pragmatico...

Pois bem, eu tive minha vida de trabalho diario...E fui cansando, meu VFD foi enfraquecendo...Um dia, um pico de luz queimou uma ponte retificadora de uma das minhas tensoes. E eu fiquei doente. Bem, instrumento nao fica doente, né? "Da defeito". E me encostaram em um cantinho. 

Eu fiquei la um tempao, sujo, cheio de etiquetas, um quebradinho aqui, outro quebradinho ali, ate que meu antigo dono deixou eu mudar de casa. Um maluco com camisa de MSX foi la e me "adotou". "Será que eu serei bem tratado", pensei...Ou vou virar peças pra consertar outros irmaos meus?

Ahhh...Meu novo dono é um cara carinhoso...E afobado! Tanto que nao tirou fotos minhas do jeito que eu tava. Ja chegou em casa me abrindo e achando meu defeito. Acho que ele levou 3 ou 4 minutos pra achar onde estava o defeito...Uma ponte retificadora em curto! Veja so, um instrumento tao importante como eu, tao caro, tao preciso...encostado por uma peça de 2 reais e 80 centavos. Que isso sirva de lição, meninos! Um motor é tao importante quanto sua menor engrenagem!

Pois bem, meu novo dono fez um videozinho afobado quando me reparou, olha so...


Viram como eu estava sujo? Mas o meu novo dono é um cara muito carinhoso...Ele me desmontou todo, tirou as etiquetas, lavou cada parte plastica minha, consertou meu defeito ainda que meio que na gambiarra....

 Ele e meio afobado, mas como disse, eu gostei dele. Me tratou com muito carinho e respeito...Ele queria ter um multimetro como eu por muuuuuuuuuuuuuuuuuuito tempo, e achou que nunca teria dinheiro pra comprar um equipamento da minha estirpe. Eu sou humilde, e trabalho duro. Mas definitivamente nao sou barato!!!

Bem, agora eu to limpinho, montado e funcionando. Provavelmente serei calibrado em breve, mas enquanto isso meu novo dono vai me usando e me conhecendo, afinal eu tenho um bocado de funcoes novas que ele sequer conhece

 

Tao vendo?! To novo de novo!!! Meu novo dono é meio pineu, mas é muito cuidadoso. Espero servi-lo por muito tempo!!! Falta minha "saia" ali de tras, mas é porque ta colando. E eu queria muito contar minha historia pra voces. Eu gostei dessa onda de contar historias, agora eu entendo porque meu novo dono tem esse blog

Bem, essa foi minha historia...Ate hoje! Agora terei muitas historias novas pra contar. Eu vi aqui um monte de videogames e computadores antigos...E meu novo dono fala que vai me usar para repara-los. Achei incrivel!

Eu gostaria de agradecer ao meu antigo dono, pela honra de servi-lo com toda a minha qualidade e precisao. E agradecer ao meu novo dono pelo cuidado e pelo carinho comigo. Espero servi-lo com a mesma qualidade e precisao que servi ao meu antigo dono. E confesso que sinto-me muito feliz de ter um novo lar onde eu serei novamente util

Essa foi minha historia, pessoal...Contem suas historias, é legal deixar registrado o seu legado

Grande abraço a todos e voces me verao em breve nas fotos e nos videos do meu dono =)

5 comentários:

Rogério disse...

Muito legal!!

Fabio Oliveira disse...

Um calibrador fluke cairia muito bem neste reparo para aferir este equipamento.

Marcos Delai disse...

Muito bom. Parabéns!

Alexandre Souza - PU2SEX disse...

Toda vez que eu leio esse post eu fico imaginando como que esse post apareceu escrito :)

Lobo disse...

Alex, na medida do possível explique e coloque as coisas de forma simples para os novatos entenderem (eu), se não é como olhar para uma parede e não se sabe a real dimensão do fato. Parabéns