24 fevereiro 2021

Limpeza nao é nada, preço é tudo! (Reparo/"restauracao" fonte HP6632B)

 Ola pessoal, Tabajara na area =D

Na falta de coisa melhor pra falar, hoje vou mostrar pequenos detalhes do "banho de loja" que dei na minha nova fonte de bancada, uma HP6632B

 

Essa é uma fonte bem versatil. A tensao é baixa, 0-20 volts com 0-5A de corrente. Mas se voce trocar o firmware dela pra o da 66332A...Ela cria um monte de funcoes novas. Por isso estava ha tempos atras dessa fonte. Vendi minha Hikari (eeecaaa), botei 150 reais, comprei essa ai. Alegria Alegria!

Claro, se voce paga mixaria numa fonte dessa qualidade, o minimo que voce pode esperar é que ela nao funcione. Essa funcionava, mas estava IMUNDA e com um monte de pequenos problemas

 

Vamos falar deles

Primeiro, eu abri a fonte e gastei uma boa meia hora aspirando a quantidade INACREDITAVEL de sujeira que tinha dentro

 

Como eu tava meio afobado (afinal eu to atulhado de servico atrasado), eu nao fotografei ela suja. O resultado foi esse aqui

O proximo passo foi remover a frente, desmontar e limpar. Cuidado com as conexoes do botao liga-desliga, eu marquei os bornes pra nao dar ruim

Painel fora, eu removi a placa de circuito impresso com MUITO cuidado, afinal o display VFD dessa fonte é uma pedrada no...isso, la mesmo =) 

Tao vendo como o Encoder dessa placa ta IMUNDO? Poise, essa fonte tem uma historia. TODA fonte comprada em leilao, tem esse encoder quebrado. Ele fica "mole", veja na foto do painel


Eu considero isso uma grande falha de projeto nessa fonte. Se esse encoder toma uma traulitada, ele so tem 4 pequenas garras de metal pra segurar o esbarro


Mas nao há muito com o que se preocupar. O encoder é comum, custa uns 10 mangos no mercado. E se voce apertar as travinhas de volta, ele funciona normalmente. O meu eu ia trocar, acabei nem trocando. O codigo do encoder é ALPS EC16

Essa fonte praticamente so precisou de uma limpeza. O encoder estava moido, mas a fonte funcionava perfeitamente. O resultado é esse ai

Tensao batendo no limite de 1/1000 de volt. Sim, voce leu certo. Um milhesimo de volt. 

\o/ HUGE SUCCESS!

Na realidade, ela ainda tem coisa pra fazer. Tao vendo aquele espaço vazio ali a esquerda...Ali é pra por os bornes banana se voce vai usar a fonte em bancada. Mais tarde eu vou cortar a frente e instalar os 4 bornes (2x saida de tensao, 2x entrada "sense") que faltam 


E este foi um dia feliz. Feliz como ha muito nao tinha sido. Conseguir essa fonte e esse multimetro pra mim foi uma ENORME conquista, porque sao equipamentos CARISSIMOS, e eu nao gastei 500 reais (mais a minha fonte Hikari, minipa, sei la que marca aquela bosta era) nesses equipos!
Depois de ficar quase 4 meses parado por causa das sequelas da COVID, pouco a pouco volto a atividade. Ufa!

Ate a proxima, pessoal =)

Nenhum comentário: