29 maio 2021

A Appli-Clone (CP/M de 20MHz de clock) que nao funcionava :\

Ola pessoal, Tabajara na area =D

Tem umas plaquinhas que eu fabrico pra Apple II...Uma delas é a Appli-Clone criada pelo Alex Feed


Essa placa usa um 74HC00, 2 portas pra fazer um oscilador com cristal/ressonador e uma porta pro sinal MEM_TOP


Incrivelmente, nao é todo 74HC00 que funciona. Eu sempre usei os da Texas, e funcionavam bem. Ate que eu comprei um lote de HC00 e...Nao funcionou. Nenhuma placa funcionou.

Depois de revirar a placa toda, comecei a caçar pelo em ovo. E achei uma coisa curiosa

Vamos ver os sinais de clock...


Este é o sinal do 74HC00 Texas que *FUNCIONA*. Veja que tem um pouquinho de ringing apos a subida, e depois ele estabiliza. Funciona 100%. 


Ja este é o sinal do 74HC00 TAMBEM DA TEXAS e que NAO FUNCIONA. Vejam que tanto o nivel 0 como o nivel 1 é uma senoide. O Z80 embiruta e **NAO FUNCIONA**. Mesmo sendo um 74HC00 Texas, mas de outra "fornada". Será falsificado? Comprados na mesma loja de eletronica em SP. 

Tem coisas que sao tao simples, que a gente nem olha. Essa ai levou um tempao pra descobrir, pq foi a ULTIMA coisa que eu vi :\ 

Bonus: O mesmo sinal saindo de um 74HCT00 que - teoricamente - era pra ter saida nivel TTL


Nao me perguntem o que raios essa senoide ta fazendo ai. Foi medido na saida do circuito.
 

E isso ai, ate a proxima pessoal! =D

5 comentários:

Trader disse...

A segunda imagem tem um Duty Cycle longo, acho que os 2 últimos são piratas.

Trader disse...

Grande Tabajara. A 1 imagem está perfeita, mas a segunda tem um Duty Cycle mais longo, e a terceira deve ser outro pirata.

Trader disse...

2, 6 e 86MHz, vc fez 3 medidas em diferentes frequências.

Danjovic disse...

Salve Alexandre. Se, em vez de ligar ambas as entradas juntas, você ligar uma das entradas no Vcc, isso faz alguma diferença?

Miranda disse...

Parabéns Alexandre, curto muito o seu blog, tenho algumas coisas como, manuais de rádios e outras relíquias, que estava me cortando o coração em ter que me desfazer, desses materiais cultivado pelo tempo, que bom que DEUS, nós permitir, ter uma pessoa como você, vou separar as coisas e compartilhar com ti,vamos batendo um papo com o tempo.
Obrigado
Atenciosamente
M.M.