11 julho 2005

Eu era feliz e sabia

Porque a computação da decada de 80-90 era mais simples que hoje em dia?

Bem, hoje completei um "brinquedo" meu. O link ta aqui pra quem quiser ver. É um "sidecar", ou seja, uma caixa externa onde eu adiciono HD, DVD, Floppy, fonte, scandoubler e mais uns troços no meu Amiga 1200 comprado da sucata. Perfeitamente funcional.

Quando eu uso o Amiga eu viajo no tempo...eu sou usuario esporadico do Amiga desde meus 15, 16 anos (po...tamos falando de 14, 15 anos atras, 1990!!!). Comecei do alto, com um Amiga 2000 HD. Era um Amiga 500 com HD, mais memoria e um gabinetao de PC. Lembro-me que enchi os tubos de dinheiro com ele, desenvolvendo hardware. Troquei um 386 (que na epoca era O micro) inteirinho por ele. E sai lucrando!!!

O interessante do Amiga é que ele é uma maquina simplesmente inacreditavel. Em 1900 e bolinha ja tinha janelas, icones, drag-and-drop, orientacao a objetos e outras frescuras mais. Mais interessante era que o Amiga, original de fabrica, dava uma SURRA no pc com vga, sound blaster (que era o topo das placas de som naquela epoca...nem a gravis ultrasound existia) e outros. Era realmente uma grande maquina. Pena que a commodore só fez besteira na comercializacao dele.

Hoje em dia eu tenho uma meia duzia de Amigas. Na realidade, eu tenho mesmo é o meu 1200, sucatao. Os outros sao meras sucatas que um dia eu posso (ou nao) coloca-las pra funcionar: Um 600 que comprei impecavelmente novo, porem está com o teclado bichado...dois A500 em variados estados e uma placa de A500. Esses eu vou vendo o que vou fazer com o tempo, provavelmente consertarei e venderei.

E o A1200? Eu uso pra jogar ;o) É um otimo videogame, tem jogos maravilhosos. Os demos entao, nem se fala. Acho que só tem graça ficar olhando pra demo quando voce viveu aquela epoca, onde voce pegava um disquinho de 800K e tinha um show de quase uma hora de graficos, som e efeitos. Mas eu ainda acho muito divertido. E agora posso ver os demos para AGA, que é o chipset novo do A1200 que tem mais cores, maior resolucao, etc.

Ou seja, eu tenho um micro pra jogar. E dai? Pior é ter um micro pra ficar guardado dentro da caixa, no guarda roupa. E nao me irrito com isso. Pelo contrario. Cada um faz o que quer com seu patrimonio. Mas que é muito mais legal usar o que tem, é! :oD

Irritado? Nao. Por incrivel que pareça. A vida ta apertada, mas tem sido mais tranquila.

Nenhum comentário: