Hoje foi um dia daqueles. Mesmo.
Na madrugada de ontem, as 3:20 da manha, quando eu estava terminando a pagina sobre a conexao RGB do Amiga me escuto um ronco daqueles de motoca sem escapamento. De repente o ronco fica maior na frente da minha casa, eu penso "Ferrou! É a mineira vindo passar o rodo!!!" e la fui eu ver o que era. Era o Ricardo com a baratinha turbo dele, que tava fazendo um barulho ensurdecedor. Fui la fora falar com ele, abri o caput e logo cantei a pedra "Ta vazando pressao antes da turbina, e nao é pouco nao. Logo pela manha, vi o tamanho da encrenca. Ta ai ao lado pra voces verem o tamanho do buracao.
Obvio que este "logo pela manhã" foi padrão Ricardo...7 da matina ta ele porrando minha janela, eu levanto ja com a catraca na mao pra desmontar a tampa do coletor de escapamento e achar a turbina do carro dele completamente solta do coletor de escapamento. La fui eu caçar socorro com ele. Ja ta soldado, ficou tudo OK.
Isso ja era quase hora do almoço. No retorno do almoço, eu fui com o rapaz que trabalha comigo até o mecanico onde esta o carro dele pra praticamente refazer o motor. Quebrou uma engrenagem que esgarçou um eixo que trabalha na bomba de oleo, que tambem vai ligada a bomba d'água e por ai vai. Pra resumir uma historia triste: Mais de 2 mangos de prejuizo. Quem mandou ter Renault?
Interessante, que um eixozinho boboca de metal custa R$ 750 na Renault. Minha solução: Embuchar o eixo e tornear/fresar até chegar ao tamanho correto da engrenagem. R$ 90 na famosa Tornearia Delondres, onde o cara lá - alem de super bacana de explicar direitinho o que faz e como faz - cobra um preço bastante razoavel pelo serviço. Meus kudos a Tornearia Delondres!
Como eu ja estava no mecanico, aproveitei pra ver um pequeno geiser que tinha no meu carro. Esse maldito vazamentozinho estava esgotando toda a agua do sistema, fazendo o carro superaquecer. COISA QUE JA ACONTECIA. Mas esse é o motivo do post de hoje, vamos chegar lá.
Foi o rapaz, tirou o "peito de aço", tirou a borrachinha, esgotou o sistema, botou borrachinha nova, agua com aditivo...tudo OK, o carro ficou novo de novo. Mas ai eu perguntei "epa, e o cebolao???"
Ha algum tempo atras o meu carro parou de ligar a ventoinha do radiador. Fui no mexanico da esquina (pra quem nao sabe, eu praticamente nasci e fui criado numa oficina mecanica. Mas ODEIO sujar a mao de graxa) e ele disse que o problema era o "cebolao" (sensor de temperatura) do radiador. Ok, fui na Sartori Auto Peças (Novo Mexico) e comprei o cebolao. Ate ai tudo bem.
Mas quando o balconista me trouxe o tal cebolao, o mesmo era pros carros a partir de 93, e meu carro é 91. Eu falei "ei, ta errado" e o cara falou que era a mesma coisa. Na lista do ford-escort, o pessoal falou "ei, ta errado!" mas o que eu ia fazer? Fui no mecanico, troquei o tal cebolao e o problema persistiu. Fui descobrir que o problema era um (maldito) mal-contato no conector de alimentação da ventoinha. Porque eles fazem um troço tao merda eu nao sei. Mas é um conector altamente preposto a mal-contato. Ok, cebolao novo no lugar, deixa ele ai. Me dá o velho que eu vou guardar. Mania herdada do papai.
O tempo passou e eu notei que, para armar a ventoinha, o carro tinha que subir o ponteiro até quase a faixa vermelha (onde ele EM HIPOTESE ALGUMA deveria chegar perto). Considerei normal, e continuei com o carro, pra la e pra cá.
Hoje, quando fiz esse servicinho no carro, me lembrei do cebolao original, e pensei "porque nao coloca-lo?". Pedi ao rapaz que fez o serviço e ele rapidamente trocou o sensor. Tudo OK. Agora o ventilador arma quando o ponteiro de temperatura passa um tiquinho do meio da escala - o que deveria ser o NORMAL.
Pluto da vidda®, la vou eu a Sartori Auto Peças com 4 pedras no bolso, ja imaginando que vao falar, falar, falar, falar e nao vao assumir o erro. Chamo o vendedor e explico cuidadosamente o problema. O mesmo diz que isso nao deveria acontecer, porque os conectores sao diferentes. Mas eu mostro a ele um fato curioso: O conector do 91 (que é menor e angular) entra perfeitamente no cebolao do 93. Mesmo sendo diferente. Mas o conector do 93 nao entra em hipotese alguma no cebolao do 91.
Qual a minha surpresa ao ouvir o vendedor (nao, nao era o gerente) dizer "o Sr. quer seu dinheiro de volta, ou precisa de alguma peça pro seu carro?"
??????? !!!!!!!!!!! ??????????
Eu, muito sem graça, aproveitei pra comprar a lanterna esquerda dianteira que está quebrada, e ficava dentro do valor do "cebolao". Ainda fiquei com 8,50 de credito na casa. E o vendedor foi super polido e bacana comigo. As 4 pedras do bolso? Só serviram pra fazer peso. Ainda bem que nao fui com elas na mao ;oP
Pois bem, esse foi o bom humor de hoje. Eu realmente nao esperava uma atitude dessas de uma lojinha de auto-peças de bairro, ainda mais aqui no ES. Tive uma surpresa agradabilissima, a qual retribuo com os kudos de praxe aqui no meu site. Certamente falarei bem da Sartori Auto Peças para todos os que conheço, assim como falo mal dos lugares que me tratam mal.
Sim, hoje nao estou irritado. Mesmo com a dolorosa do carro. Ai meu bolso. :o(
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