07 outubro 2009

O mercado de informatica (e isso foi em 2000!!!)

Revirando uns backups aqui em casa, eu achei um texto que escrevi pro site da escelsanet (sim, eu ja escrevi pra la, e nem lembrava!) e achei interessante postar aqui. Note que isso foi escrito a 9 anos atras. Mudou alguma coisa?????

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Eu me lembro a primeira vez que meu micro quebrou...Eu fui abrir meu TK 90X para colocar um botao de reset (ligar e desligar a fonte, que ficava escondidinha debaixo da bancada era um saquinho!) e um led pra mostrar que o micro tava ligado. Dei um curto em alguma coisa e o micro pifou. 1 semana na CBI, lá no rio de janeiro, e uma merreca (grande) que saiu dos bolsos do meu pai. eu tinha uns 12 anos nessa epoca. E nunca tinha usado um integrado TTL na vida.

Depois veio o MSX. Aí eu ja sabia algo de eletronica. Eu abria e fechava, adaptava, modificava, separava canais de som, tirava RGB, transcodificava, um monte de coisinhas interessantes. Começava a nascer daí um tecnico, mais um tecnico. Daqueles que aprende “empiricamente” e que sai fazendo besteira por ai. Tsc...tsc...tsc...

Eu começei, realmente, na manutenção de micros lá pros meus 14 anos. Eu conheci o Marcelo Sia, lá de Irajá, que era um excelente tecnico, e que foi o meu “mentor” principal nesse caminho que é a manutenção de micros. E eu era um duro. Duro mesmo. Nao tinha dinheiro pra comprar bala. Mas o Marcelo, sempre um bom Amigo, deixava eu usar as ferramentas dele e me ensinava o basico que eu precisava aprender. Naquela epoca, dominada pelos micros Apple, TRS-80 (os CPs da vida) e Sinclair, consertar micros era mais ou menos assim: Ou voce conhecia, ou voce comprava um micro e provocava toda especie de defeitos possiveis e imaginaveis, para saber qual integrado pifa, quando acontece tal sintoma. E era algo complicado. Um apple II tinha 104 integrados.

Existia uma placa chamada IC-TEST. Essa placa testava a maioria dos integrados CMOS, HCMOS e TTL. Quando eu consegui comprar uma placa dessas, eu comecei a “realmente” consertar micros. Sabem como? Tirava integrado por integrado (as maquinas eram todas soquetadas!) e ia testando, um por um. Ainda me lembro dos dois primeiros computadores que peguei pra consertar, “profissionalmente”, um CP-500 e um Apple II da Dismac (o temeroso D-8000), tudo soldado, olha a trabalheira :o)

Aos poucos fui ganhando dinheiro. E todo dinheiro que eu ganhava, ou eu comprava ferramentas, ou eu comprava livros. E ia estudando. E ia aprendendo. Naquela epoca nao tinha internet (tá, tinha, mas nao como hoje em dia). Cada vez eu aprendia mais, e cada vez eu resolvia os problemas mais rapido. Começei a criar fama, e comecei a Ter mais clientes. E trabalhar 16 horas por dia. E ganhar muito dinheiro.

“Mas Alexandre, porque voce está contando os seus podres do passado???” – Para mostrar a voces qual é a situação do mercado de informatica hoje. O que mais tem é curioso se dizendo “Tecnico”. Eu ja fui um deles. E tive que lutar muito para sair dessa “massa critica”. Infelizmente, desde o inicio, nao haviam cursos de manutencao de micros. Os poucos que haviam, eram completamente inacessiveis ao iniciante ($$$). Ninguem sabia o que estava fazendo. Na epoca do XT e do 286, montou 2 maquinas, é tecnico. Ninguem se preucupava com especialização, queria era arrumar alguma coisa que desse dinheiro, em um mercado de trabalho estagnado. E assim foi se formando o quadro atual – Tecnicos despreparados, desatualizados e desanimados.

Quais sao os problemas dos tecnicos em manutenção de micros (ou como o Marcelo Gregatti diz, “Analistas de Suporte”) no mercado atual??? Vamos abrir alguns pontos para discussao aqui:

1 – NAO FALAM INGLES. Agora imaginem: Tudo no computador está em ingles (manuais, bons softwares, legendas das placas, etc...). Os perifericos que voce compra, os manuais estao em ingles. Sites em portugues, só de algum tempo pra ca que temos o do Gabriel Torres (www.clubedohardware.com.br) e livros sobre o assunto, que nao tenham escrito besteiras, só os do mesmo Gabriel. Internet, só em ingles mesmo, Qualquer site de fabricante de placas, etc, é em ingles. E dificilmente tem alguma coisa em portugues. Como o tecnico pode se atualizar sem saber falar ingles? Simples: Se atualiza na base do “tirei de tras da orelha”. O conhecimento até chega até ele, mas com um certo atraso em relação aos outros que dominam a lingua inglesa. Resumindo: Sem ingles, nao dá.

2 – NAO ENTENDEM DE ELETRONICA. Um tecnico que vai consertar um circuito eletronico, tem que compreender o circuito para poder conserta-lo. Senao vira trocador de placas. E isso até um simio sabe fazer. Voce tem em um computador a Placa Mae, Placa de Video, Placa IDE, HD, Drive, Memorias, Fonte e Floppy. Se voce anda com um conjunto desses na mala voce resolve 90% dos problemas de qualquer computador. Isso é ser tecnico? Ou ser tecnico é aquele que ao ouvir o sintoma ja conhece as causas provaveis e sabe qual componente de tal placa que o causa? Nao basta trocar placa, tem que saber consertar. Isso nos leva ao ponto...

3 – NAO ENTENDEM DE COMPUTADOR. Imagine o seguinte problema: Um usuario reclama que nao consegue copiar e colar um arquivo do excel no word. Um tecnico chegou a condenar a placa mae. Se ele soubesse que a area de transferencia fica **invariavelmente** na memoria virtual, e que a memoria virtual pode Ter um tamanho fixo (que inclusive fica mais rapido, se voce souber configurar), ele saberia de cara o que fazer. E quando liga o computador, dá 3 beeps longos, voce sabe o que é isso? Voce sabe a sequencia de inicialização da BIOS de qualquer computador? Se voce nao conhece o funcionamento do computador, como pode lograr conserta-lo? O maximo que vai ser é “Tenico”, e isso, é tudo que o mercado nao quer.

4 – NAO SABEM COBRAR. Tem “tecnico” que cobra 10 reais a visita. Tira aí R$2.50 do buzao, mais R$1 da coca cola (que é de lei) e sobra R$ 6.50. Virou mendigo. Por outro lado, tem aquele caso do cara que foi consertar o telao, cobrou 450 reais, e a empresa que tercerizou o serviço a ele, cobrou do cliente 6500 reais :o) O que cobra muito, nao tem clientes. O que cobra pouco, nao tem dinheiro para se aprimorar. Nao se valoriza. Nao merece estar entre nós. Tecnico que é tecnico sabe o quanto cobrar. Essa alias, é a parte mais dificil do trabalho. A experiencia vai lhe mostrar o quanto cobrar, e o que fazer. E voce que é “curioso”, nao adianta cobrar caro pra mostrar que é “bom”, so vai entrar pelo cano. Aprenda para poder prestar um bom serviço. Boa vontade apenas nao conserta computador. Nao tenha vergonha de pedir ajuda. Ninguem nasce sabendo, mas para prestar um serviço, subentende-se que voce conheça do assunto.

5 – NAO SABEM SE COMPORTAR NA FRENTE DO CLIENTE. Ja vi tecnicos completamente mal-vestidos e com barba por fazer, cabelo grande e sujo, unhas por cortar, um verdadeiro mendigo, se apresentar como “tecnico”. E ainda fica cantando a secretaria do cliente. Pensem só: Voce contrataria uma pessoa dessas? Custa muito aparecer de cabelo cortado, barba feita, dentes escovados, roupa DECENTE (nada de camisas “mamae to forte” e bermudoes de marca, esqueça o tenis!) e tatuagens escondidas? Pense da seguinte forma: Tire uma foto de voce indo para um cliente. Mostre a 5 pessoas. Se duas nao aprovarem, tem algo de errado. E normalmente tem. E tem mulher no mundo sobrando, para voce Ter que cantar justamente a secretaria do cliente.

6 – NAO SABEM FALAR, MUITO MENOS ESCREVER – “O dotô, a gente nao sabemos exatamente o que que ta pegando aqui no seu zepeuh, mas a gente vamos levar pra ofissina, pra ver qualé” – Acredite, é mais facil de ouvir isso de um “tecnico” do que ouvir o classico “Infelizmente o problema é deveras complicado para ser resolvido ‘on site’, portanto necessito retirar o equipamento para nosso laboratorio, para uma analise mais profunda, com equipamentos de teste que me permitam Ter base para um diagnostico completo”. Se voce nao consegue cantar a gatinha com esse papo marginal, acha que seu cliente vai se agradar com ele??? Um curço de purtugues ajuda bastante de vez em quando...

7 – NAO TEM O FERRAMENTAL NECESSARIO. Um “kit do mexanico de computador”, aquele da leadership na pastinha preta, custa merreca. Vale a pena Ter um daqueles. Tanto o pequeno quanto o grande, embora eu prefira o grande. As ferramentas sao de otima qualidade, duram a vida toda (eu tenho um aqui que tem 10 anos). Compre o kit grande, vai servir pra voce por muitos e muitos anos. E cliente gosta de um tecnico com o material bonito e bem organizado. Chave certa no parafuso certo. Lembre-se disso. Multiteste analogico pra testar computador é um nao-nao. Alem de feio e fragil, inspira desconfiança. Use um digital, que nao custa tao caro assim. Saiba Ter um bom ferramental, que voce possa confiar nele. Mas isso é motivo para outro artigo.

8 – NAO SE ATUALIZAM. Na epoca da transição da valvula pro transistor, muitos tecnicos diziam “eu nao preciso me atualizar, ainda vai Ter muito tv de valvula por ai para eu consertar”. Morreram de fome, ou morreram bem pobres. Os equipamentos transistorizados apareceram e tomaram as valvulas de sopetao. Fica o recado para os tecnicos: 386 é bem diferente de Pentium III.

9 – NAO EXISTE UNIAO (e nao é aquela que faz açucar). Ta todo mundo no mesmo barco. Tecnico vai ser sempre um cara marginalizado enquanto nao aprender a se portar. E cliente tem para **todo mundo**, ja dizia o saudoso Marcelo Sia. Se os tecnicos nao aprenderem que a uniao faz a força (e açucar tambem, mas isso é outra estoria que nao tem nada a ver com isso aqui), dificilmente vao conseguir alguma coisa que os beneficie a nivel estadual ou federal. Uma associação de classe, que fizesse algo pelos mesmos seria otimo, ou pelo menos que cada um soubesse que “uma mao lava a outra, ambas lavam a face”. Ajude o seu amigo que é tecnico, um dia voce pode precisar de ajuda. Cooperação leva ao crescimento, nao existe concorrencia no mercado. Existem os tecnicos que agradam aos seus clientes, e os que nao agradam. Seja um do primeiro tipo, mas saiba ajudar o amigo tecnico a agradar tambem

Vamos construir um mercado melhor para todos!

Bem gente, por enquanto é só. Fiquem com Deus, e depois tem mais

Alexandre Souza

06 outubro 2009

É? Nem!

Ai ve so

O MEC marcou o ENEM pros dias 5 e 6. E quem tem compromisso ja marcado nessas datas?

Mais uma vez o estado pune o cidadao em detrimento a sua falta de segurança, organizacao e metodo.

Quando vamos ter um Brasil FORTE, que assume seus erros e trabalha para nao pisar na bola?

Coisa feia...

Disque-pula-roleta? Meus bagos!

Mais um capixabismo pra voces se divertirem: O "Disque-pula-roleta"

O "DPR" é um telefone que voce disca para...pasme...denunciar que alguem pulou roleta :o)

TEM COISA MAIS ESTUPIDA?

- Situacao numero 1: Voce ta dentro do onibus e um monte de vagabundos pulam a roleta. Voce vai sacar o seu celular (0 0800 nao funciona de celular) e, na frente dos meliantes, vai ligar pro DPR. "ô moça, aqui no onibus "Sao Pedro - Penitenciaria de viana", 3 senhores e uma senhora pularam a roleta e estao me olhando de cara feia. O que eu faço? Ah, qual o onibus? Pera que eu vou perguntar pro motorista...'Motô, qual a placa e o numero desse onibus pra uma viatura parar a gente e dar um baculejo nesses meliantes???'"

- Situacao numero 2: Voce pega o onibus, ve duas pessoas pulando a roleta. Desce, vai num orelhao, liga pro DPR e diz "olha moça, dois homens no onibus tal, horario tal, no ponto tal, pularam a roleta"...eh...er...bem...e dai?

- Situacao numero 3: Voce liga pro DPR, dá o numero do onibus e tudo mais. O onibus tem camera...apontada pras costas dos passageiros que entram no onibus. Ou seja, um ladrao pode assaltar o onibus, descer pela porta de tras e as cameras NUNCA vao filmar a palhaça dele.

Ja riram o suficiente? Tem mais.

De acordo com o ES TV, é uma obrigacao de cada um denunciar os puladores de roleta, porque isso gera um prejuizo de mais de 450 mil reais (putaquimitipariu, para tudo, ô canario. 450 mil dividido por 2 reau que é o preço da passagem, da 225 mil passagens gratuitas. Dividindo pelo numero de dias corridos (pra nao dizer que so contamos os dias uteis) do mes, sao 7500 puladas de roleta por dia. SETE MIL E QUINHENTAS PULADAS DE ROLETA POR DIA EM TODO O ESPIRITO SANTO??? NEM FUDENDO QUE ISSO PODE SER VERDADE!!!). Portanto, esse prejuizo é dividido ENTRE OS USUARIOS PAGANTES DO SISTEMA. Dai ser a sua obrigacao de denunciar os meliantes, porque é VOCE que paga a passagem deles.

Isso é uma inversao de responsabilidade ABSURDA.

Os onibus sao de empresas privadas. A segurança dessas empresas deve ser provida pela policia militar e/ou pelas proprias empresas. Fazer com que os USUARIOS participem do PREJUIZO OPERACIONAL dado por FALHAS NA SEGURANÇA da empresa, significa que os usuarios estao tendo PARTICIPACAO SOCIETARIA na mesma, por consequencia permitindo a todos exigir participacao NOS LUCROS E DIVIDENDOS da empresa em questao.

O pensamento é logico e justo, uma vez que se voce participa nos prejuizos de uma operacao, tem DIREITO a participar nos lucros.

Eu realmente nao entendo o Espirito Santo. As vezes acho que isso aqui nao faz parte do Brasil

Ah, aquela historia de que ha uma lei que PROIBE onibus intermunicipal de transportar gente em pé? Isso é fantasia, pegue QUALQUER onibus intermunicipal e veja o que acontece, por todo o estado.

Bem vindo ao Espirito Santo. Porque eu nao fui pro Rio Grande do Sul? :o(

05 outubro 2009

O homem que domou os ventos

Era uma vez um garoto pobre da Africa. Alias, Brian Eno dizia que o mundo seria melhor quando tivessemos mais africa nele, e que os computadores tinham que ter um pouco mais de africa neles. Duvido que algum dia ele foi a Africa. Lá é um inferno.

Pois bem, o tal garoto pobre nao tinha luz em casa. Foi pra uma biblioteca e estudou minunciosamente como fazer um gerador eolico. Pegou um monte de sucata, foi la e fez.

Que vergonha né? Um cara la dos quintos senta e faz um gerador eolico. E a grande maioria das crianças nao sabe emendar um fio.

Ta faltando é um pouco de cultura em cada um de nós...

02 outubro 2009

E o caldo do Boteco Sao Bento...AZEDOU! :oD

Rapaz...

Tava eu dando minha passeadinha noturnica pela internet quando vejo isso

http://juliano.barreto.googlepages.com/notifica%C3%A7%C3%A3oextra-judicial

Pois é, os donos do bar Sao Bento, processando o cara que criticou o pé-sujo deles

uhauhauhauhauhauhauhauha EU ROLO DE RIR!!! Vao fechar, vao quebrar, la la la :oD