28 abril 2020

Eu scaneei o manual do Cobol do Apple II

Ola pessoal, Tabajara na area

Me apareceu essa belezinha no ML


Nao pude resistir, é raro demais pra eu simplesmente ficar olhando =D


Resultado? Consegui ler os discos e gerar imagens...E o manual? =D


Devidamente digitalizado e arrumado. O pacote voce baixa AQUI:

https://www.dropbox.com/s/k004y6ezr5z44hg/Microsoft%20COBOL%20V4_68%20para%20Apple%20II.rar?dl=0

26 abril 2020

Driblando o airbag do Civic (coisa que voce nunca deve fazer)

Ola pessoal, Tabajara na area!

Como esse é seu blog de noticias automotivas preferidas, eu vou deixar mais uma dica aqui que pode te evitar de gastar algum dinheiro.

Um dia, levei o Peixinho dourado pra tomar banho (pera, peixe tomar banho? Bob Esponja mandou um abraço...) num lava rapido aqui perto de casa.

Oi, eu sou o peixinho dourado!

O CORNO do moleque que tava lavando o carro, conseguiu fazer a EXCRECENCIA de espremer uma esponja com agua e sabao DENTRO do volante. Obviamente, caiu na espoleta do airbag e...fuen fuen fuen, acendeu a luz do SRS e nao apagou mais. Mandou meu airbag pro saco.


Obviamente, eu nao sabia se o problema era na espoleta ou no clock spring (aqui no BR chamam de cinta fita, hard disk, um monte de nome bizarro. O nome correto é clock spring). E pra descobrir se era ou nao era, eu comprei isso:


Isto é um "simulador de Airbag". Claro, paguei 1 ou 2 dolares, nem me preocupei em pesquisar que isso ai nada mais é que um resistor de 3 ohms...beleza, o troço chegou, eu coloquei no lugar do airbag, fiz o procedimento de apagar a luz do SRS e sussa, a vida continua.

Mas voce nao precisa ser tonto como eu fui, voce pode ler o blog do Tabajara, aprender como funciona, como se faz e fazer de uma vez. Vamos la?

Tem uma tampinha embaixo do volante, por onde voce acessa um conector amarelo. E se voce nao sabe, todo conector amarelo no carro e conector do sistema de Airbag.


Compre um resistor de 3,3R x 1/8W - vai custar menos de 10 centavos - e coloque nos terminais do conector que tem PINOS. Esse é o conector que vai pro clock spring. O outro - obviamente - é a espoleta do Airbag


Execute o procedimento de apagar a luz do Airbag, e pronto. Nao vai mais ter dor de cabeça com a luz do Airbag

Quer testar a espoleta? Facil. Pegue seu multiteste DIGITAL (veja bem: DIGITAL!!!) e coloque na escala de x1, ou de 200 nos multitestes mais baratos. Meça nos dois terminais do conector que tem FURINHOS (a gente chama isso de femea, danem-se voces seu mimizentos) e voce tem que ter uma leitura em torno de 3 ohms. Se tiver muito mais que isso, ou menos que isso, sua espoleta deu problema.

O CORRETO É VOCE TROCAR O AIRBAG, ISSO PODE SALVAR SUA VIDA EM UM ACIDENTE.

Mas voce é adulto, de maior, tem mais de 18. Vacinado e (teoricamente) letrado. Entao voce tem o direito de fazer o que quiser com sua vida, inclusive ferrar com ela por causa de 250 cruzero. 

O motivo de usar o multiteste digital, é que ele vai ter aproximadamente 1,5V entre suas pontas. Um multiteste analogico (o de ponteirinho) voce vai ter ate 22 volts entre as pontas. E vai disparar seu airbag.

Poof. Nao é legal. Principalmente com ele no seu colo.

O tutorial mais famoso que eu vejo a turma usar pra resetar a luz é esse aqui, pro 2001 a 2006:
https://www.youtube.com/watch?v=kc2VfqVMkoY

Boa sorte ai pessoal! E nao me mandem mensagem em privado perguntando como fazer, o que eu tenho pra dizer ja esta ai.

SO PRA TIRAR O MEU DA RETA:
NAO E PRA VOCE FAZER ISSO. DEVE SER CONTRA A LEI. NAO SE DEVE USAR AUTOMOVEL SEM AIRBAG. SE VOCE FIZER O PROCEDIMENTO AQUI É POR SUA CONTA E RISCO, NAO ME RESPONSABILIZO POR NENHUM DANO FISICO, MATERIAL, PESSOAL, PSICOLOGICO OU FINANCEIRO. VOCE FOI AVISADO.

18 abril 2020

JBL Charge 3 "da china" nao carrega, pisca os dois ultimos leds

Ola pessoal, Tabajara na area!

Um amigo, o Fumega, ia jogar fora uma JBL Charge 3. Obviamente, falsa ate o utero, feito na china. 

A caixinha nao e grande coisa nao, Mas funciona, o somzinho é razoavel, e na hora do "so tem o celular pra tocar musica" acaba sendo uma coisa bem legal pra ter por perto. Alem do mais essa daqui funciona como alto-falante blututi, aceita pen-drive, cartao de memoria e tem ate radio! =D Inutil, mas tem. De que adianta ter um radio que voce nao sabe qual estação está sintonizando?


A minha é igual a essa ai

Entao...O Fumega ia jogar a caixa fora, eu peguei, usei umas 2 vezes pq nao carregava mais a bateria interna e eu encostei num canto

O defeito é comum - O aparelho nao carrega. Notei que nos 5 leds de carga, piscava de um jeito "diferente" do normal. 3 leds acesos e os 2 ultimos leds carregando. POREM os 2 ultimos leds nao piscavam acendendo e apagando. Eles piscavam ficando mais fracos e mais fortes. Depois fui entender que isso PARECE um codigo de erro, denunciando problema na bateria. 

Hoje eu abri e fui ver qual o galho. Considerando que eu estou meio irritado com todas as consequencias desse "isolamento social", eu nem tirei fotos. Mas consertei o problema e vou deixar a dica pra voces.

Essa caixinha vagabunda é alimentada por UMA celula 16550 (ou 18550, nao medi) que fica atras do painel traseiro, onde tem as conexoes. Basta voce desmontar o aparelho (e é muito facil, ta cheio de tutorial com video na net) e tirar o painel traseiro. A celula vai estar la, grudada no chassis. 

Retire a celula (é um "tarugo" azul ou vermelho, com dois fios saindo) e corte com cuidado o plastico termocontratil externo da celula. Voce vai ver que tem uma plaquinha compridinha minuscula onde os fios sao ligados. Essa plaquinha é o controlador de carga da celula, NUNCA LIGUE UMA CELULA NO LUGAR SEM ESSA PLAQUINHA, é perigoso.

Retire essa plaquinha, pegue um par de celulas de bateria velha de notebook que estejam com a tensao acima de 2 volts, solde nessa plaquinha respeitando a polaridade. Encaixe no lugar e ta pronto, funciona =) 


Da pra ver ai uma das duas celulas (rosa), quase saindo pra fora. O espaço é projetado pra 2 celulas, entao nao ha problema de colocar 2 celulas em paralelo.

Ai e so carregar, colocar a tampa e usar. Eu curti muito essa caixinha, pena que a minha ta faltando uma cobertura do botao de cima (a que tem o simbolo de ligar), mas uma hora aparece uma sucata =) 

Boa sorte =)

07 abril 2020

Tiro de canhao (de oleo) pra matar mosquito - A troca de oleo de cambio "com maquina"

Ola pessoal, tabajara na area =)

Vamos fugir um pouco do assunto "retro" pra falar (mal) de mecanica?

Meu carro, o famoso peixinho dourado, é um honda civic EX 2001 automatico

 (Se fosse o Accord, seria peixao. Civic é peixinho)

Esse carro usa o cambio SXLA, com o famoso problema do "filtro de simples fluxo" que entope antes do prazo de vida do cambio. Teoricamente o cambio é pra 300-400 mil km. No caso dos honda de 2001 a 2003, so dura 150 mil. O meu durou bastante, foi ate 185 mil. Mandei pra uma empresa especializada aqui de SP, refizeram o cambio, colocaram um oleo que nao é o original honda ("..porque nossos engenheiros detectaram que este oleo e melhor bla bla bla") e tai, 30 mil km depois, o carro funciona perfeitamente


Semana passada eu liguei pra mesma empresa, pra ja orçar a troca do oleo do cambio. Disseram que era pra trocar com 30 mil. Eu acho exagero, mas como CERTAMENTE nao usaram componentes originais na remanufatura - e eu duvido que a honda venda kits de remanufatura de cambio, pelo menos aqui no br - eu decidi trocar nos 30k

A mesma pessoa que eu tratei o reparo do cambio me atendeu, e passou o preço de 900 reais pra troca do oleo

NOVECENTOS REAIS???

"sim, a troca é feita com a maquina, sao trocados todos os 6 litros do oleo do cambio..."

"Linha ecologica..."

Para para para. Pra que trocar oleo de cambio com a maquina, desperdicando varios litros de um oleo caro pra caramba?

Ai o tal rapaz ficou uns 5 ou 6 minutos me explicando as vantagens de trocar o oleo todo. E eu fiz uma pergunta que ele literalmente travou e nao soube responder

"Mas se a honda recomenda trocar o oleo esgotando metade do oleo pelo bujao e completando a cada 40 mil km, e com isso o cambio dura de 150 mil a 400 mil km, para que eu vou ter que usar esse metodo "mais moderno"????"

Travou..

Gente, vamos falar serio...Cada dia um otario e um esperto saem de casa, e se eles se encontram, da negocio né?

O carro é fabricado em uma determinada especificacao. A caixa comporta 6 litros de oleo de cambio, mas voce so consegue trocar 3. Coisas do cambio SXLA. Tem gente que troca 3, roda um pouco, troca mais 3. Mas DE FORMA ALGUMA "faz flush" na caixa com 9 litros de oleo. A HONDA NAO MANDOU FAZER ISSO. SE FOSSE PRA FAZER, A HONDA TINHA MANDADO. Alem do mais, se trocando apenas 3 litros de oleo a cada 40 mil km, a caixa dura 150 a 400 mil km, PARA QUE EU VOU TROCAR COM MAQUINA? Me deem uma razao TECNICA e ao mesmo tempo PRATICA para isso. Sem duvida, trocar todo o oleo do cambio é bem melhor que trocar apenas metade. Mas me expliquem: Meu carro tem 210 mil km. Se esse cambio durar mais 200 mil - que é o que eu espero com trocas regulares de oleo de cambio - o carro terá mais de 400 mil km no final do prazo. Voces acham que um civic dura 400 mil km?

Ou seja: Nao ha motivo RAZOAVEL para gastar mais oleo a toa.

Cada uma...

Coffee Mate é a mesma coisa que leite em pó?!


AAAAAAA que bronca

Todo mundo tranquilao ai em casa? Pois continuem assim, ja que o Doria-na mandou a gente ficar em casa por mais 2 semanas. E dane-se quem tem que trabalhar pra ganhar dinheiro e pagar as contas. Tipo, eu. 

Ok. Trancado em casa, assistindo os engraçadissimos videos do D.I.Y. Gang (¡Hola, Jose!), eu vejo que o cara sempre toma café com um tal de "Coffee Mate". Eu fico olhando, diz no site que o troço deixa o café cremoso...hummmmmmmmmmmmmmmmm...Ok. Achei no Brasil. 50 mangos (com frete). Passei o cartao. 

Nao, nao deveria ter feito isso. Estamos em contenção de despesas. Mas o troço faz 60 e cacetada xicaras de café, e parecia TAO gostoso no video...hummmmmmmmmmmmmmmm

Ok. Comprei-o-o, entregaram a pouco. Fui correndo fazer um café delicioso


 2 colheres de Nescafé, 15 gotas de adocante, 2 colheres de Coffee Mate...e...


...

hmmm...Isso parece cafe com leite!!!




Ok. coloca mais um pouco. 

Nao mudou nada. 

ISSO NADA MAIS E QUE ALGO QUE SIMULA LEITE!!!

Fui ver a composicao, tem um monte de troços, mas o cafe nao fica mais cremoso, muito menos algo diferente do bom e velho café com leite em po. Sim pessoal, joguei dinheiro fora. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA QUE ODIO!!!


Fica a dica pra voces: Coffee Mate? Nao. Café com leite!

Perdi 50 conto :\