04 janeiro 2021

Como gravar um cartao de memoria no PC? (HP 11807A Opt.100 - Gerando um cartao "RF TOOLS" pros analisadores de espectro da HP)

 Ola pessoal, Tabajara na area!

Ainda estou de folga, curtindo a familia. tem muito tempo que nao faço isso. Dia 11 volto ao batente! Mas pintou uma informacao aqui que eu quero compartilhar com voces, apesar de rapidinho. 

O meu analisador de espectro HP E8285A (é, virou RadioTabajaraDorismo, nao reclame, é só por uns dias) tem softwares adicionais que sao carregados via cartao PCMCIA (!).Este aqui é a imagem de um cartao original =) 


Este cartao é o nosso velho conhecido PCMCIA tipo II, seja de ROM ou de FLASH. Mas é assim que os softwares sao entregues. Voce encaixa o cartao, carrega o programa no menu TESTS e usa

Infelizmente, a HP nao vende mais esse software. Entao ou voce acha um raro cartao desses usado por ai, ou... =) 

O analisador tambem usa cartoes de SRAM. Que originais, tambem custam uma grana


Mas ai, vem a primeira informação importante do post: 

Os analisadores de espectro da HP usam qualquer cartao PCMCIA tipo II, seja ele de ROM, FLASH ou SRAM. 

Claro, se voce insere um cartao de ROM ou de FLASH no aparelho. ele só vai ler. Mas vai funcionar perfeitamente com esses cartoes. O que nos leva a segunda informacao importante desse post

Se voce pegar um cartao de FLASH PCMCIA comum e gravar os programas do analisador de espectro, tambem vai funcionar perfeitamente

Ou seja, voce pode reproduzir o cartao original sem problemas. WooHoo!

Mas como faze-lo? Bem, aqui vao algumas dicas que provavelmente vao ajudar bastante no processo

Primeiro, voce precisa ter um notebook com soquete PCMCIA. Em teoria, qualquer notebook antigo funciona. Eu tenho um Toshiba L60. 

É um jacao velho deste ai. Funciona, isso que importa

Voce tem no windows 98 e XP, 2 metodos de gravacao do cartao. O primeiro é usando o PCMCIA CARD SERVICES do windows. 

No caso dos cartoes SRAM e dos FLASH que permitem filesystem regravavel pelo PCS, voce insere o cartao, formata como qualquer HD, é atribuida uma letra de drive e pronto, basta voce gravar os programas que precisa no cartao. Só isso. Ponto. Recomendo ir na configuracao do pc e desligar a escrita retardada (deffered cache write) pra que ao ejetar o cartao, os dados estejam SEMPRE gravados. Caso voce nao saiba faze-lo, recomendo desligar o pc por via das duvidas, antes de retirar o cartao gravado. Essa opcao é otima para, por exemplo, ler plots e tabelas gravadas pelo analisador. Mas lembrem-se da terceira informacao importante deste post: 

o analisador so grava informacoes em cartoes SRAM. 

A segunda opcao é usando um programa incrivel chamado MCE - Memory Card Explorer da ELAN


Este programa é especializado em lidar com cartoes PCMCIA, inclusive fazendo imagens dos cartoes e gravando essas imagens de volta. É o programa usado, por exemplo, para fazer os famosos cartoes dos teclados Alesis QS. 

Com este programa, voce insere o (por exemplo) cartao flash e grava diretamente a imagem binaria do HP11807A Opt.100. Mais pratico impossivel. 

Porem, este programa tem um erro comum, mas "facil" de resolver SE VOCE SABE COMO:

Eu perdi uma desconfortavel hora caçando uma solucao pra esse problema, e nao achando. Entao vamos a quarta informacao importante desse post: 

SE O MCE NAO FUNCIONA, VA NO PROMPT DO DOS (CMD), VA ATE O DIRETORIO DO MCE E DIGITE MCE W (D0/D4/D8/DC/E0/E4/E8/EC), POR EXEMPLO, MCE WD8

A opcao W (que todo mundo na net manda usar com / - ex: /WD8 - mas que NAO deve usar a /) reconfigura o endereco de acesso ao subsistema de PCMCIA. Ai voce vai dando os comandos na sequencia e uma hora funciona. Quando funcionar, NAO PRECISA FAZER ISSO TODA VEZ, A OPCAO É GUARDADA NO ARQUIVO INI DO PROGRAMA, BASTA CLICAR NO ICONE QUE O PROGRAMA COLOCOU NO DESKTOP. 

Nao perca uma hora da sua vida a toa, que  nem eu =)

O resultado? Só alegria =) 


Mas o cartao ta cheio de arquivos, tem outros utilitarios tambem, veja so:







LINKS COLETADOS NA INTERNET (nao tenho nada a ver com nada disso):

(se nao achar o manual no link acima, google "manual hp11807A opt.100") 

Nao sao meus arquivos, nao estou hospedando esses arquivos, sao apenas arquivos que encontrei pela net e coloquei o link deles aqui. Entendido?

Ate a proxima, pessoal! =)

Nenhum comentário: