13 janeiro 2021

RadioTabaDorismo: Construindo uma carga fantasma de 250W com tap de -40dB

 Ola pessoal, PU2SEX Tabajara na area =D

Nao, esse blog nao virou blog de radioamadorismo. Mas radioamadorismo é meu hobby, e eu gosto de montar coisas. Pra quem nao sabe, qualquer ferramentinha ou acessorio pra RF é caro, entao eu aproveito pra esfriar um pouco a cuca. Esses dias tem sido dificeis, e janeiro, junto de dezembro, sao SEMPRE meses dificeis. 

Mas vamos falar de coisas boas!

Entao...Pra fazer par com meu analisador de espectro, eu precisava comprar um atenuador, de -20 a -40 dB. 


So que...nao da ne? Isso ai custa la fora uns 600 contos. Aqui no BR é 3K. Nao da, nao rola, to sem grana, RF é minha brincadeira e nao minha profissao. 

Isso ai por dentro é  basicamente meia duzia de resistores com dois conectores. O resistor principal é um resistor especial de oxido de berilio, feito especifico pra RF

Esse resistorzinho custa 20, 30 contos aqui no ML. O resto é mais barato ainda, 4 resistores de 10 centavos cada. 

Basicamente voce liga esse resistor ai pra "absorver" a energia de RF do emissor. E junto voce coloca esse circuitinho aqui



Isso é um "power tap" ou "atenuador", Voce tem 3 resistores de 820R em serie, ligados a um conector (o BNC) e um resistor de 50R do conector ao GND. Isso ai te da -40dB de atenuacao. 

Ah, o que é -40dB e por que esse troço?

Bem, meu analisador de espectro, ja apareceu aqui no blog, é um E8285A. Voce so pode "enfiar" nele 2,5W, que sao aproximadamente -34dBm

Na entrada de antena e na porta duplex out é pior ainda. 60mW (aprox. -18dBm)

 

Se eu usar um atenuador de -40dB eu posso enfiar ate 25 kilowatts (!!!) nessa porta onde so entra 2,5W

 Claro, nao vou fazer isso, so quero 100W. Mas nao tem problema em atenuar demais o sinal, o aparelho é suficientemente sensivel pra ler este sinal. 

Entao, eu fiz minha carga/atenuador assim: 

Peguei uma caixinha de aluminio de 7 miaus na Sta Ifigenia, um dissipador de processador (Pentium 4?) e juntei um ao outro, com pasta termica. 

Para colocar parafusos entre as frestas do dissipador, usei parafusos com a cabeça limada na dremel


 4 furos na caixinha, 2 parafusos prendem a caixa, outros dois prendem a caixa e o resistor. Com um pouco de pasta termica, espero uma transferencia termica pelo menos decente entre resistor e dissipador

 


Nao tem "muita coisa" ai. Basicamente é um conector de cada lado, o conector de entrada de RF fica na esquerda, o de saida de RF a -40dB a esquerda. O sinal vai pro resistor de carga de 50R ali embaixo, a pastilha presa com 2 parafusos. E dela, sai 3 resistores ate o conector de saida a esquerda, com um resistor do vivo do conector a esquerda pra terra. 

O resultado? 



Bonitinho ficou =) O conector maior é tipo N, entrada de RF. O de saida é SMA, saida de -40dBm

O quao bom ficou? Vamos la: 

 0 a 30 MHz - Resposta plana =)

143 a 146 MHz - Resposta plana de novo =D

Ta suficientemente bom, ne? Agora posso usar minha nova ferramenta com segurança

Ate a proxima, pessoal! 73 de PU2SEX =D

 

3 comentários:

Batista disse...

Boa tarde!
Te enviei um email a respeito da ATU 100...neste email: alexandre@tabalabs.com.br

mas como não respondeste, vou me atrever a perguntar aqui mesmo....
Meu nome é Batista e comprei um kit ATU 100 e segui teu guia de montagem.

Gostaria de saber se já terminou as ligações externas pois não encontrei em lugar nenhum o esquema de ligações, portanto, não consegui ligar no rádio e fazer as calibrações.

Agradeço qualquer ajuda.

73 de PY3JBR

Paulo Silva disse...

Muito bom! Contudo, humildemente, gostaria de salientar que o nome do equipamento é Carga não Irradiante. O nome carga fantasma veio da mistura de "Antena Fantasma" com Carga não Irradiante. Veja: se o nome "Antena Fantasma" não era adequado pois uma antena irradia, "Carga Fantasma" também não o é pois ela é real fisicamente. Como a intenção no seu uso é não irradiar, o nome ficou Carga Não Irradiante, embora ela possa irradiar muito pouco, quando o circuito que a contém não está puramente resistivo.
Fte 73!

douradosradioamador disse...

Ótima didática, há muitos neófitos que tem vontade de aprender e divulgar o que sabe, mas há os nada de humildade e acreditam saber tudo. 73'all