13 março 2021

Restauração do Toshiba T3200SX (parte 1 de...sei la, 2 ou 3, vai saber)

Ola pessoal! Tabajara na area...

Quem oferece flores, sempre fica um pouco de perfume em suas maos. 

Pois bem, ontem chegou as minhas maos um T3200SX da Toshiba, um 386SX16 com tela de plasma, muito bonito e E N O R M E 

(foto da net, desculpe, nao tirei foto do micro quando chegou)

Será que eu preciso dizer que chegou aqui com defeito, algo sacudindo dentro e a fonte nao partia? =) Claro que nao preciso dizer, senao nao seria o Tabajara Labs =D 

Pois bem, eu tenho andado ATULHADO de serviço que nao dou conta. Mas o cliente tinha acabado de ir embora, era mais de meia noite, eu tava curioso, fui tirar 3 parafusinhos...

Ok, desmontei o micro e achei o defeito

Primeiro, a fonte nao dava sinal. Entao eu tinha que tirar a fonte fora, só que esse toshiba tem um "detalhe": Voce começa desmontando pela tampa do display. Voce tira os dois pes de borracha que tem em cima do display, depois tira o adesivo de onde tem os leds (DICAO: Levante uma beiradinha, vai jogando alcool isopropilico e puxando o adesivo, mantenha a juncao plastico-adesivo sempre molhada, assim o adesivo sai facil sem rasgar, sem deixar residuo e voce ainda pode reaproveita-lo). E embaixo do adesivo tem 2 parafusos. Tira os parafusos, desmonta a tela, puxa os fios por baixo da tampa e pá, a tampa sai. 

Isso tudo por causa dessa maldita trava

(foto do http://www.steptail.com/toshiba_t-series_support:toshiba_t3200sx que é um site que voce DEVE visitar se voce tem um T3200SX)

Entao, desmontei o micro, tirei o fragilissimo painel de plasma, tampa, fonte...e...

Pera, primeiro, eu liguei o micro na fonte de bancada =D


A fonte é esse troço dourado na diagonal, em cima. Os fios pretos/vermelhos alimentam a placa com 5 e 12 volts. A plaquinha no canto inferior direito é aquelas placas de teste de PC

O resultado?


 Funfou =)

Bem, a conclusao  que cheguei, é que o problema realmente era na fonte. Entao vamos abrir a fonte e descobrir o que há de errado =D

eh...

ECA!




 Isso que voces estao vendo nas fotos brilhando na placa, é ELETROLITO DE CAPACITOR!!!!! 

Em todos esses anos nessa industria vital, eu nunca vi uma placa BANHADA de eletrolito de capacitor. Sim pessoal, a placa estava BANHADA de um caldo marrom fedorento. 

Ok, vamos desmontar a placa pra tentar limpar







 
Voces conseguem ver a quantidade absurda de caldo de eletrolitico que tem nessa placa? Claro, eu fui limpando a placa conforme fui tirando os componentes, mas vejam o caldo marrom escuro que se acumulou na placa...

Os componentes? Imundos, tive que tirar a maioria



Tudo banhado de caldo de capacitor, parafusos oxidados pelo eletrolito. 

Ai...Enter...Copernicus...
Ops, video errado
(quem pegou a referencia?)

Entao joguei tudo dentro da cuba ultrassonica de limpeza. Eu comprei uma cuba grande, cabe um monte de coisa dentro. Joguei os fios (banhados em eletrolito) da fonte, os componentes (dentro de um potinho de coleta de urina, com alcool isopropilico dentro) e metade da placa de cada vez

O resultado? Impecavel





Clica que amplia...vale a pena! Agora a placa está LIMPISSIMA!

Bem, tirei do banho agora, mais de meia noite. A placa vai ficar secando o dia todo no sol - nao vou ligar estufa agora! - e os componentes estao secando em um papel absorvente. Amanha vou testar componente por componente, torcendo pra tudo estar bom! E a tarde/noite eu remonto a fonte =) Vai que funciona! =D 

O povo que reclama que eu demoro pra fazer as coisas, nao sabe quao longe eu vou para que o equipamento fique perfeito. Fica a dica!

Ate a proxima, pessoal =D E nessa pandemia, doe uma merrequinha pro Tabajara nao passar aperto, no meio de tanta dificuldade pra comprar pecas e terminar os servicos. A COVID acabou comigo, estou bastante fraco, mas nao paro de trabalhar. So to (bem) mais lento. 

PARA PARA PARA PARA

Tem mais!

Aproveitei que eu tava aqui olhando pra placa, regravei o BIOS incluindo o BIOS XT-IDE, agora o micro da boot de QUALQUER cartao CF e/ou HD =) 

Tem video? TEM VIDEO! =D 

 


Querem ajudar o Tabajara Labs?.
Podem mandar uma merrequinha pelo PIX (alexandre.tabajara@gmail.com)
Podem tambem mandar uma merrequinha no Nubank (me mande uma mensagem e peca o CPF)
Pode doar pelo Mercado Livre tambem: R$ 10,00  R$ 25,00  R$ 50,00  R$ 100,00
Agora tem PICPAY! @tabajaralabs

Se varias pessoas doarem um pouquinho, teremos muito mais posts interessantes!!! 

2 comentários:

Danjovic disse...

Bela máquina, Alexandre!

Formigão disse...

Que interessante os capacitores pareciam estar com boa aparência, top da hora show