11 abril 2022

Barulho na vizinhanca e uma possivel solução (Bose QuietConfort 35 - Analise honesta)

 Ola pessoal, Tabajara na area!

Bem, faz tempo que nao escrevo por aqui...a vida ta osso, mas hoje eu nao to afim de reclamar disso nao, hoje eu tenho outra reclamação chamada "Barulho na vizinhança" e uma razoavel solucao, chamada Bose QuietConfort 35


Quem me conhece ha tempos, sabe o inferno que era morar na "casa da gritaria". Estava basicamente dentro de um baile funk, com zoeira, festa, bagunça e gritaria a noite inteira, praticamente todos os dias. 


Essa era a frente da minha casa, em um dia calmo. Ate de madrugada.

Entao, mudei e vim pra um lugar onde eu perguntei a TODOS os vizinhos ao redor, se havia barulho. Todo mundo disse que nao. Obvio que era uma deslavada mentira, e tenho um vizinho de parede que da festas praticamente toda sexta, sabado e domingo. Grave la nas alturas. Impossivel trabalhar, ver tv ou dormir. de volta ao velho amigo tapa-ouvidos. 

Existe um fone de ouvido com tecnologia de cancelamento ATIVO de ruido. É a serie QuietConfort da Bose. Pra quem nao conhece, a Bose é uma empresa muito famosa de produtos de audio, extendendo seu portifolio a coisas tao loucas como - pasmem - uma suspensão automotiva eletrica que no lugar do amortecedor, tem um solenoide (!!!). Procure por Bose Active Suspension no Youtube e vejam a suspensao automotiva mais louca que voces podem imaginar. 

Mas o que é o cancelamento ATIVO de ruido?

 

Som é basicamente uma flexao do ar. Ja viram uma caixa de som (das boas) funcionando, o cone vai pra frente e pra tras? O cone está gerando uma flexao, um movimento do ar, que é o que percebemos como som. 

A tecnologia de cancelamento ATIVO é basicamente pegar essa forma de onda do som, inverte-la (onde é positivo, transforme em negativo e vice-versa) e jogar junto do som que voce está ouvindo. O resultado é que a onda "positiva" cancela a onda "negativa" e o resultado...silencio. Claro, nao e tao simples, mas basicamente é isso ai.  

Entao, a Bose tem esses fones de ouvido, e custam UMA BABA. Eu sempre quis ver um desses de perto, mas e caro, nao conheco ninguem proximo que tem. E eu queria muito testar um troço desses nas minhas condições de barulho, porque se a tecnologia de cancelamento ativo de ruido funcionasse pra mim, acabariam TODOS os problemas desse lugar que eu moro, eu viveria em paz e renderia mais no trabalho - é dificil raciocinar com racionais MCs batendo PESADO na orelha. Nada contra a musica deles, mas tum tum tum na orelha nao e muito legal quando voce quer raciocinar

Um dia, consegui um por um preço camarada e comprei. Eu tenho mania de sempre ficar monitorando preços das coisas que eu gosto (e quero), e um dia apareceu um fone desses por uma tutta-e-meia, tipo troco de pao. Comprei-o-o.

Como comprei pelo ML, eu sabia que podia devolver se nao gostasse ou se nao funcionasse. Corri o risco, mais um mes comendo miojo (piada interna com o Yvo da Alpha Telecom) e vamos ver a besteira que fiz...

 

Chegando o fone, tudo direitinho, no estojinho, acessorios, tudo becana. Peguei o fone, coloquei no ouvido, ja tinha carregado o aplicativo do fone no celular, liguei o botaozinho..."plim plim, 80% de bateria" (o fone fala!) e...

...

O UNIVERSO FOI DESCONECTADO DOS SEUS OUVIDOS COM SUCESSO

Gente, eu nunca imaginei que funcionasse desse jeito. Todo o ruido ao redor foi SIMPLESMENTE CANCELADO, o silencio é tao forte, que eu chego a ouvir aquele piiiiiiiiiii que voce escuta quando está em um ambiente completamente silencioso

É algo tao incrivel, tao maravilhoso, que nao tem como descrever usando meramente palavras. Nunca conseguiram me convencer do quanto esse fone é bom. Alias, perai...Esquece o silencio um minutinho...

Quando eu morava no ES, comprei um fone Sennheiser maravilhoso, quase 300 dolares. Eu tinha o que, 30 anos? Isso tem MUITO tempo. Bota ai uns 20 anos. E nunca tive um fone tao bom quanto esse Sennheiser. Eu nao economizei na epoca, pra ter um fone REALMENTE de qualidade. E é um fone bom, tanto que eu tenho (e uso, todo remendado) ate hoje. Finalmente, apos 20+ anos de uso, o bom e velho Sennheiser pode descansar, porque esse QuietConfort 35 LEVANTOU A PATINHA E MIJOU EM CIMA do Sennheiser. Descanse em paz, velho amigo. 

Uma coisa muito importante de enfatizar, é a resposta "menos fake" do fone. Nao da pra dizer "plana", mas os fones atuais reforçam absurdamente os graves, a ponto de qualquer musica virar o pancadao sertanejo tabajara. UM LIXO. Este fone nao, tem graves, medios e agudos em bom tom. Uma diliça!

Mais do que som bom, o fone é confortavel. Ele nao cansa pelo peso, nem pela pressao. As almofadas sao substituiveis com facilidade - alias, é um fone que QUALQUER peça voce encontra a venda no ebay ou em sites especializados, voce nao deixará de ter um fone funcional por falta de uma peça plastica, uma placa de circuito ou uma bateria. 

Entao, se voce tem um problema com barulho...voce nao está lendo uma analise de um site de analises, nem de alguem patrocinado pela Bose. Eu comprei meu fone (bem) usado, no aperto, porque é um aparelho bem fora da minha faixa salarial. Portanto, nao tenho a menor motivacao financeira ou compromisso de falar bem dessa preciosidade. 

É perfeito? NÃO. Nao existe fone perfeito. Obviamente há limite de quanto barulho o fone pode cancelar. Mas pra grande maioria dos lugares ruidosos, principalmente ruidos de baixa frequencia? ES-QUECE®. Vai finalmente ter paz dentro do seu par de fones carissimos. 

Meu veredicto honesto de gente que tem (tinha, ne?) um problema com barulho? 

COMPRE UM FONE BOSE QUIETCONFORT 35 

Voce nao vai se arrepender. Foi uma das coisas mais importantes que comprei em toda a minha vida. 

Ate a proxima, pessoal =)

7 comentários:

Rogério disse...

Bom dia e obrigado pela dica!

Rogério disse...

Bom dia e obrigado pela dica!

Arcanjo disse...

Dica valiosa! Já guardei na minha wishlist

Afr disse...

Eu to namorando esse aqui, Ele tem entrada p2 que é um requisito pra mim. Só não comprei ainda porque estou esperando algum review decente. https://www.kabum.com.br/produto/135696/fone-de-ouvido-bluetooth-husky-technologies-700-preto-cancelamento-de-ruido-carregamento-rapido-compativel-google-assistant-e-siri-htca006

Fabrício Cabral disse...

Taba,

você não disse se o seu era o Quietconfort 35 I ou o II. E só por curiosidade: quanto custou a "BABA"? Era novo ou era usado?

Obrigado pela atenção!

Vitor Vasconcelos disse...

Tenho um QC 35 desde 2018 (ou 2019). Simplesmente o melor equipamento eletrönico que já comprei na vida. Vale cada centavo. Usava todo dia pra andar na rua indo pro trabalho pra aguentar a barulheira dos caminhões/önibus. Também usava em casa quando algum viziho resolvia fazer festa o ligar a makita.

Hoje está praticamente parado. Vim morar no interior da Alemanha. O único barulho onde moro são passarinhos. Mas esses não precisam de cancelmento de ruído.

Osvaldo Santana Neto disse...

Eu tenho um desses e é incrível mesmo.

Hoje uso um Sony WH-1000XM4. O cancelamento é ainda melhor que o do Bose (que já é foda) e ele acentua um pouco melhor os graves (que eu gosto).

Aí o meu Bose tá guardadinho aqui no canto. Até anunciei pra vender mas fiquei com dó e desisti.

Sobre o Bose: é importante cuidar bem da almofada porque ela resseca e começa a 'esfarelar' com o tempo.