09 janeiro 2024

Da serie: Final de ano é tempo de mexer nos meus brinquedos (Playstation 3 Slim - reparo da placa WiFi / Blutooth)

 Ola pessoal! Tabajara na area!

Estao gostando dessa letra maior que ando usando? Se acharem que ta ruim, avisa que eu diminuo. Ficar velho é uma droga, a vista vai estragando...Mas e melhor que nao ficar, ne? =) 

Entao...Meu playstation 3 super slim estragou. E eu fui ver quanto custava pra consertar. Porque afinal, eu nao sei (sabia...) consertar playstation. 

E me assustei com os preços. Nao acho "caro" o serviço dos tecnicos na sta ifigenia. Mas o reparo de um PS3 é basicamente...O preço de um PS3. Sem frescuragem, voce consegue um PS3 em bom estado por coisa de 500 reais. Ate menos se voce nao se importar com a aparencia. Interessante lembrar que na minha opiniao, o PS3 e o Xbox 360 sao os melhores videogames da atualidade, se voce considerar a relacao custo/beneficio. Custam barato, tem excelentes jogos, pode desbloquear e jogar o que quiser. 

Nisso, eu ponho um post no facebook e um amigo de loooooonga data me diz que tem um PS3 Slim (eba! CFW!!!) na caixa, e me mandou o brinquedao. Fiquei felizaço!

Videogame chegou em casa, primeira coisa que eu fui fazer é testar o troço. E o controle nao "conectou". Como estava sem bateria (ele nao era ligado ha mais de 10 anos, disse meu amigo) eu conectei pelo cabo usb, entrei, joguei, beleza. Partiu instalar HD novo e CFW =) Louvado seja o Evilnat! <3 

E...Nao funcionou, deu erro. 

Pra encurtar uma longa historia...CFW é Custom Firmware. É o "sistema operacional" dele customizado pra desbloquear varias funcoes do videogame. E quando voce vai atualizar ou instalar firmware no  PS3, se alguma coisa nao estiver funcionando - QUALQUER COISA - ele nao deixa instalar o firmware. E no codigo de erro que deu, denunciava erro na placa WiFi / Blutooth. 

S A C O ! 

Mas ok, nóis é nerd, nóis é pop, nóis sabe eletronica, vamos abrir o brinquedo e consertar. Ate porque tinha que fazer o serviço obrigatorio de troca de pasta termica mesmo. Enche o peito de coragem, toca o dane-se e vambora. 

Encurtando mais uma vez uma longa historia...O PS3 tem uma fonte interna de 12V, que regula pra 5V, que regula pra 3.3V, que regula pra 1.8V para a placa WiFi / Blutooth. E esse regulador minusculo, estava em curto! 

Custa 75 reais no ML. Não Bom!

A solucao foi caçar um regulador de 1,8V jogado numa placa de sucata e fazer uma gambiarr...eh...RECURSO TECNICO. 

Se tem uma coisa que eu nao gosto, é consertar brinquedo pra brincar. Mas afinal, é o que tinha pro almoço =) Eu peço desculpas a voces, esse nao e o servico pronto, foi apenas um teste que fiz sem limpar a area nem desabilitar o regulador (aquele quadrado minusculo embaixo do integrado de 8 pinos). Mas foi isso ai que eu fiz. coloquei um regulador por fora e pá! Videogame funcionando <3 

Claro que a primeira coisa que eu fiz foi instalar o Custom Firmware Evilnat =)

Uma das coisas legais do Evilnat é voce poder ler no SysCon qual o tempo de USO do videogame e quantos ciclos de power-on/power-off ele tem. Tao prontos?

Nao, voces nao leram errado. Menos de 120 horas de uso, 98 power-on, 92 power-off

Pq a diferença? Pq ele conta apenas os ciclos de "correto desligamento da maquina" como ciclo de power-off. Se travar, tirar da tomada, o ciclo nao e computado. Dai a diferença =) 

E o que isso significa? É basicamente um playstation "nunca usado". Ou como a turma chama por ai "seminovo". Excelente maquina <3 

O resultado? Agora eu tenho um excelente PS3 pra jogar e me divertir um pouco =) E mais um post bacana pra voces

Agora que eu to começando a aprender as tecnicas de reparo desses videogames mais novos (principalmente reballing) eu vou consertar um dia essa preciosidade aqui: 

O primeiro modelo do Playstation 3, com 4 portas USB e o hardware do Playstation 2 INTEIRO dentro dele. Essa maquina estava funcionando perfeitamente, mas aquecendo demais. Eu inventei de fazer o delid no RSX e consegui ARRANCAR as memorias do processador. Isso tem uns 10 anos, sei la. Mas foi uma cagada polifasica :( Tremendo caminhao bitrem de vacilo :( Ta parado guardado ate hoje :\

E lembrando: Fim de ano / inicio de ano é SEMPRE osso. Quem quiser dar aquela força e puder ajudar, o pix ta valido... alexandre.tabajara@gmail.com =D 

Ate a proxima, pessoal! =D 

Nenhum comentário: