08 janeiro 2024

Restaurando - Literalmente! - um Xbox 360 Elite

Olááá pessoal! Feliz ano novo, Tabajara na area =D 

Se voce ja leu meu blog, sabe a paixao que eu tenho por videogames, principalmente o Xbox 360. E sabe tambem que eu tenho um Xbox 360 *virgem* que é meu videogame de uso. 

(nao, o Xbox antigo nao é de cliente, é meu ha mais de 20 anos, comprado na Power Games no Espirito Santo. Tem ate a etiquetinha da loja.)

Esse Xbox 360 na realidade é meu SEGUNDO Xbox.  O p rimeiro foi presenteado pelo meu querido e infelizmente falecido amigo Leomeida, pq deu defeito la em Maringá, ele nao achou ninguem de confiança pra consertar. guardou no armario e comprou um novo. Cabou que um dia fui la e ele me deu o defeituoso de presente, eu consertei e fiquei usando. Acho que ja contei essa historia aqui. Acabou que um dia o filho de uma amiga la do ES queria que eu desbloqueasse o Xbox dele e eu queria um Xbox bloqueado pra jogar Forza Horizon online. Troquei um pelo outro e vamos que vamos =) É o Xbox 360 que ta na minha bancada ate hoje. 

Pois bem, a Xbox Live parece que vai deixar de ser suportada no Xbox 360. E francamente? Acho uma tremenda safadeza da microsoft. É um videogame plenamente funcional, nao vejo o MENOR motivo pra nao usar mais o Xbox 360, tem muitos jogos nele que eu gosto e como ele é anterior ao mundo das microtransações, os jogos dele sao *completos*. Sim Microsoft, estou falando do Forza Horizon 5. Que decepção! Cada fase legal de jogar, tem que pagar 70 contos. Se o jogo ainda fosse de graça...Mas nao, custa 250 miaus a versao mais barata. Nao bom. 

Entao, eu decidi que eu iria desbloquear meu Xbox 360 pra manter os meus jogos queridos, e que eu nao conseguiria mais jogar na live. Opa, pirataria? Perai, vamos abrir um parenteses. Igual a traseira do Honda Civic de 10a geração:

Eu nao dou a minima pra quem aprova ou desaprova minhas ideias. Mas uma coisa é certa: Eu faço absoluta questao de jogar os jogos que comprei. Tem jogo - comprado - de 1900 e bolinha e eu QUERO continuar jogando. Veja bem: CONTINUAR jogando. Eu ainda jogo Outrun 2, eu amo esse jogo. Entao, se voce e desenvolvedor, fabricante, e quer me impedir de eu jogar o jogo que eu COMPREI pra jogar, lamento por voce. Eu vou hackear seu videogame, eu vou desencriptar seu jogo, eu vou fazer o maximo pra eu continuar usando o bem que eu COMPREI. Que fique bem claro isso. 

Essa e a qustao entao. Eu quero continuar jogando meus jogos, e por isso eu desbloqueio meus videogames. 

Outra questao muito importante, é a quantidade de modificacoes FUNDAMENTAIS que voce pode fazer com o videogame desbloqueado. É importante manter a temperatura dos chips BGA baixa, pra evitar que cisalhem as soldas e gerem os famosos defeitos dessa geração. Tanto no Playstation 3 como no Xbox 360, eu sou capaz de manter a temperatura dos chips em 60 graus (e eventualmente ate mais baixa, com um nivel de ruido mais alto) e com isso preservar a vida dos meus amigoes =) 


Mas pra desbloquear meu bom e velho videogame lacrado...eu nao tava afim de fazer isso. Ai pensei, "pq eu nao compro um Xbox velho, só pra jogar fora da Live? =D"

Xbox 360 ainda ta barato...Achei esse lindissimo Xbox 360 Elite por 100 mangos na net: 


 Lindao nada! Faltando tudo que é portinha movel, 30 selos de lojas de manutencao, trocentas travas quebradas e 5 quilos de poeira. Esse videogame tava uma sucata ambulante!!! O rapaz que me vendeu disse que funcionava, mas tinha um serio mau-contato na porta HDMI. Como eu nao queria gastar muito e queria aprender a futucar no X360, entao vamos la encarar o boi pelo chifre =) 

Tava longe pacas, la em Vargem Grande. Mas um amigo de la pegou e guardou pra mim. Fui pegar e cheguei com ele aqui na bancada, em petição de miseria

Infelizmente nao tirei muitas fotos. Mas havia uma lista de coisas a fazer, bem grande:

  • Desmontar com luvas e mascara anti-poeira, porque estava intragavel
  • Limpar por dentro com aspirador de po
  • Repor os parafusos que faltavam...Por que "tenico" nao repoe o cazzo dos parafusos que tira????
  • Trocar o HD de 120 por um de 320 GB (é o que tinha a mao, sorry)
  • remover os dissipadores e trocar a pasta termica que ja tinha virado borracha solida
  • Verificar se havia algum capacitor vazado, o que por sorte nao havia
  • Reparar o drive de DVD que nao abria (estava com a peça que pega no eixo sem-fim do motor de passo da cabeça, completametne solta dentro do drive, travando o movimento da gaveta)
  • Fazer o RGH 3.0
  • Colar as partes plasticas que ainda estavam presentes no videogame :\ 
  • remover as 2390 etiquetas de reparos anteriores
  • Trocar o conector HDMI
  • Lavar todas as peças de plastico, polir, passar pretinho... =D
  • Instalar os utilitarios padao, copiar os discos originais pra dentro do drive

Foi uma saga =) Mas tai o bonitao, pronto pro uso <3 

Mas fiz cagada? CLARO que eu fiz cagada. 

Eu nao faço experiencias, muito menos aprendizado em equipamento de cliente. Nunca mexi em Xbox 360, nao ia ser em equipamento de cliente que eu ia fazer lambança. TINHA QUE FAZER BESTEIRA afinal é aprendizado, e se é pra aprender eu aprendo no que é meu =) 

Eu arrebentei uma trilha em um dos pinos dos X-Clamps...Olha o tamanho desse troço? Mas como aqui é o Tabajara Labs, a trilha foi reparada com sucesso. (Ufa...)

Mas ai foi isso. Eu nem tirei fotos porque realmente foi um troço muito rapidinho. Cheguei em casa, dormi, acordei de madrugada, sentei na bancada e fiz isso tudo ai de cima. Xbox - QUASE - novinho, so me falta arrumar as partes plasticas sem estarem quebradas. Esse ai vai ser o videogame do "Pau Dentro" pra experimentar novidades e aprender a mexer.

Aceito doacoes de videogames e acessorios de Xbox 360 e Playstation 3! =D E porque nao, Xbox One e Playstation 4 tambem...Deu vontade de aprender a mexer nesses troços. É divertido, e renderá mais posts pro blog =) 

Inclusive, eu andei mexendo num PS3 que eu peguei de um amigo de longa data. Depois tem post sobre ele tambem =) Voces nao fazem ideia do quanto eu gosto do PS3, mais ainda do que o PS4! 

Ate a proxima, pessoal!

 



Um comentário:

jonni disse...

estava contando os dias para uma nova publicação
sempre tive curiosidade de fazer o rgh em um xbox