09 janeiro 2024

Feliz 2024 - e as mudanças que terei que passar

Ola pessoal! Tabajara na area =D 

Primeiramente, venho deixar os mais sinceros votos de FELIZ ANO NOVO! Esse nao é aquele voto troncho, copiado e colado, que a gente pega um bonitinho e poe pra todo mundo ver que a gente é bacanudo. Esse é um voto de coração, meu e da minha esposa Ana Cristina, a todos voces. Amigos, clientes e fãs do blog

Alias, esse post era pra sair como primeiro post de 2024. Mas como eu tive toda a atencao de nao esquecer nada, acabei publicando outros antes. 

Como a epoca de fim de ano é propicia a mudanças, eu gostaria de ter uma franca, seria e dura conversa com todos voces, principalmente meus clientes do ramo de retrocomputacao e retrogaming

Infelizmente, 2023 foi um ano MUITO dificil. Tive uma infindavel serie de problemas de saude, o que atrapalharam minha vida pessoal e profissional. Junto a isso, mudanças no cenario macroeconomico e na direção do pais. Nao parece, mas isso tudo influi nos meus negocios. Todos os produtos que eu fabrico, da noite pro dia DOBRARAM de preço de custo com o novo esquema de imposto. Os reparos tambem ficaram mais caros porque os componentes utilizados sao muitas vezes indexados ao dolar. E mesmo o dolar - finalmente - caindo, o imposto para qualquer compra internacional tornou muitas coisas, proibitivas. 

Depois que eu me casei, as coisas ficaram AINDA mais dificeis, porque é uma fase de adaptacao - Eu nao estava acostumado a ter uma pessoa 24H por dia ao meu lado, entao eu tive todo o cuidado de "adequar" a vida da minha esposa a minha, e voce versa. Nao que precisasse, mas eu sou assim, fiz o possivel pra minha esposa se sentir "em casa" o mais rapido possivel. Acredito que conseguimos chegar a um ponto onde ela ja se vira sozinha =) E agora, vai me ajudar no serviço! 

Desta forma, eu venho trazer a voces algumas novidades...que ja era pra existir ha tempos, mas antes tarde do que nunca

  • A partir de agora, todo serviço que entra no Tabajara Labs terá numero de OS. Isso é absolutamente necessario nao apenas pro MEU controle, mas para que o cliente acompanhe o que está acontecendo com seu equipamento. Tem muita coisa aqui no lab que ja está ha tempos aguardando disponibilidade de peças - Lembrando que a gente mexe com equipamentos de 30-40-50 anos de idade. Tem muito componente que e dificil ou praticamente impossivel conseguir. Outros vem de fora. E vindo de fora, alguns vem falsificados ou com problemas de qualidade. Faz parte do serviço. Entao terei uma pagina atualizada diariamente onde haverá a ordem de serviço, posicao na fila, movimentação atual. 
  • Agora tenho uma ajudante! Estou orientando a Ana a cuidar de envios, comunicacao com clientes, administracao basica, etc. Assim eu fico na bancada prestando atencao no servico e ela cuidando daquilo que nao precisa de mim pra cuidar. 
  • Estou modificando a estrutura do laboratorio. Isso envolve obras. É custoso e demorado, mas vamos que vamos. 
  • Eu e Ana estamos fazendo um inventario detalhado do que está pendente, de forma que tenhamos - da mesma forma que o esquema de OS - uma "fila" de solucao de problemas pra **TUDO** que está pendente. Nossa expectativa é que ate o fim do primeiro semestre de 2024, TODAS - vejam bem - TODAS as pendencias, equipamentos parados ha tempos, pendencias de envio, devolucao, etc...Tudo esteja resolvido. 
  • Preços? Isso é um outro assunto complicado...Todos os preços tratados para venda/serviço continuam valendo. Porem eu vou ter que recalcular preços e margem de lucro pra todos os meus produtos. Alguns nao valem mais a pena fabricar - tem aventureiro vendendo coisa de 300 reais pra ganhar 30 reais. Mas assim e o mercado, nao vendo coisa vagabunda nem trabalho de graça, entao alguns produtos sairam/sairão de linha, outros serao adicionados e todos os preços recalculados
  • Para maior facilidade e controle, passaremos a ter um sistema de controle de estoque, tanto de material a venda, quanto de envio. Portanto passaremos a vender pelo Mercado Livre. O custo disso pra mim no momento é em torno de 16%, fora o custo de envio que - vendendo como novo - eu obrigatoriamente pago o envio. Sim, nao existe almoço gratis, muito menos envio gratis! O "envio gratis" que o mercado livre te oferece, é o vendedor que paga! Evidentemente, venderei pelo velho metodo do pix, ou cartao de credito quando presencialmente. E haverá desconto. Veremos como fazer ainda, mas estamos nos adequando a esta realidade. E no Tabajara Labs, tambem teremos uma pagina de produtos ate mesmo por causa do suporte
  • Estou tentando caminhar na direção de todo produto ter caixa e manual. Tem impressora 3D, Tem impressora laser, nao justifica nao ter gabinete, caixa de papelao e manual pra todos os produtos. Mas vai levar (um bom) tempo. 
  • Provavelmente terei um numero de telefone "comercial" apenas pra atendimento dos clientes. O Whatsapp fornece uma serie de facilidades que eu posso aos poucos implementar no meu sistema de controle, manterei-os informados acerca dessa mudança. 
  • Infelizmente, isso tudo demora. Entao estou decretando "Ferias" ate o dia 21 de janeiro. Inicialmente seria so ate o dia 15, mas talvez precisemos de mais uma semana pra implementar todas essas mudanças. Do jeito que está, nao da pra trabalhar. 

Será que esqueci algo? Espero que nao. Peço a ajuda e a compreensao de todos, para que o Tabajara Labs entre num esquema mais dinamico e profissional. Do jeito que a coisa ta, nao ta andando. E está sendo ruim pra todo mundo. Entao, vamos trabalhar?

Ate 2024, pessoal!!! =D

Um comentário:

Alexandre Morgado disse...

Está corretíssimo!!! Organização é prioridade e razão do sucesso.
E me permita uma dica, se vai usar um sistema no computador para organizar ordens de serviço e estoque , eu uso a 5 anos o SHOficina que vc pode baixar para testar. Não tenho do que me queixar. Aqui na loja são 8 computadores ligados sem problemas de travamento.
Vc pode encontrar versões com crack , mas recomendo a pagar, sempre tem atualizações e custa uma mixaria por ano.
Grande abraço e bom ano.